COMPARE PREÇOS
ARTES MARCIAIS

  BONECO ARANHA

BOX ROCKY

BRINQUEDOS

CESTAS E ARRANJOS

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA "BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS"   
por Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema
e-mail: lpires@uol.com.br
 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS
BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS - (Foto Divulgação)

CLIQUE AQUI E COMPARE O PREÇO DE DVD'S.

CRÍTICA - BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS: No dia 26 de outubro de 1989, Batman estreou nos cinemas com grande estardalhaço. Dirigido por Tim Burton, a mega produção trazia Michael Keaton no papel do Homem-Morcego, mas quem roubou a cena foi o vilão Coringa interpretado brilhantemente pelo consagrado Jack Nicholson.

Quase dezenove anos depois, a história se repete: Batman – O Cavaleiro das Trevas, o sexto filme da série, traz Christian Bale no papel de Bruce Wayne (ele já havia interpretado o personagem em Batman Begins, de 2005), mas todos os holofotes estão dirigidos para Heath Ledger e sua interpretação do Coringa. Uma frase pinçada do filme, ilustra bem o papel do palhaço do crime na trama: “Existem homens que não estão à procura de algo lógico, como dinheiro. Eles não podem ser comprados, nem intimidados. Não é possível argumentar nem negociar com eles. Alguns homens só querem ver o mundo em chamas.” Botando fogo na tela, Ledger conseguiu o que parecia impossível: dar vida a um Coringa ainda melhor que o de Nicholson.

A produção sofreu um baque em janeiro passado, quando o ator Heath Ledger foi encontrado morto em seu apartamento, em Nova Iorque, vítima de overdose de medicamentos. O filme estava em fase de pós-produção, ou seja, as cenas já estavam gravadas e a equipe técnica trabalhava na montagem final.

A primeira preocupação dos executivos da Warner Bros., produtora do filme, foi a de tentar evitar a exploração do acidente. Pensou-se até numa refilmagem, com corte total das cenas em que o ator aparecia, mas sua interpretação foi tão magnífica, que optaram por tocar o projeto para frente (obviamente o custo por refazer todas as cenas também pesou na decisão). Para sorte dos espectadores que poderão conferir a impagável e memorável marca que o ator imprimiu ao personagem.

Aliás, esta é também uma característica dos filmes do Batman: seus vilões são tão intensos que rendem interpretações geralmente melhores que as do próprio herói. Foi assim no primeiro filme da série quando Jack Nicholson (Coringa) enfrentou Michael Keaton. No filme seguinte, Batman Returns (1992) o mesmo Keaton teve uma interpretação aquém das de Danny DeVito (Pingüim) e Michelle Pfeiffer (Mulher-Gato).

Em Batman Forever (1995) aconteceu a troca no papel do Homem-Morcego (entra Val Kilmer), mas não no brilhantismo dos vilões: Tommy Lee Jones encarnou o Duas-Faces e o histriônico Jim Carrey, o Charada. No filme seguinte (Batman & Robin – 1997), Bruce Wayne ficou mais charmoso ao ser interpretado por George Clooney. Mas enfrentou o poderoso Arnold Schwarzenegger (Sr. Frio) e a deliciosa Uma Thurma, memorável como Hera Venenosa. Ao contrário do que acontece nos quadrinhos, a sina do Homem-Morcego nos cinemas é viver à sombra dos seus vilões.

Cronologicamente, a nova aventura de Batman se passa dois anos após sua primeira aparição. Gothan City ainda discute os malefícios e benefícios das ações do Homem-Morcego no combate ao crime. Para alguns, Batman é um herói pronto a proteger a cidade a qualquer custo. Para outros, é tão prejudicial à cidade quanto os criminosos que combate.

No meio desta discussão, surge um novo inimigo, o Coringa, que inicia uma série de ataques às autoridades da cidade e aos chefões do submundo do crime. Para combatê-lo, Batman contará com a ajuda do policial Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) e da advogada Rachel Dawes (Maggie Gylenhaal).

O filme conta ainda com as atuações dos oscarizados Michael Caine, como o mordomo Alfred, e Morgan Freeman, como Lúcio Fox, responsável pelos “brinquedinhos” utilizados pelo herói no combate ao crime.

Em relação aos quadrinhos, duas observações: a história de Batman – O Cavaleiro das Trevas tem pouca ou quase nenhuma relação com a HQ homônima, criada por Frank Miller em 1987. E a Gothan City apresentada neste novo filme é a menos soturna de todos os seis. Tanto que muitas das ações acontecem durante o dia. Como a impagável cena na qual o Coringa aparece disfarçado de enfermeira, de peruca loira, para explodir o hospital público da cidade.

Batman – O Cavaleiro das Trevas estreará no dia 18/07, em aproximadamente seiscentas salas espalhadas por todo o país. A se julgar pelo entusiasmo dos jornalistas, que aplaudiram efusivamente o filme no final da sessão de apresentação à imprensa, esta será certamente uma das maiores bilheteria do ano.

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Dark Knight
Gênero: Ação
Ano: EUA – 2008
Site Oficial: wwws.br.warnerbros.com/thedarkknight
Distribuidora: Warner Bros.
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Michael Cane, Maggie Gyllenhaal e Morgan Freeman.

CLIQUE AQUI E COMPARE O PREÇO DE DVD'S.

 
Trailer do filme "BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS" - Foto divulgação

 FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema - e-mail: lpires@uol.com.br -blog: www.eliberoquestoposto.zip.net

Indique esta matéria para um amigo!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

 


© Cranik - BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS - (FILME BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS)