CRÍTICA - SONHADORA

Crítica Especial do Filme "SONHADORA"   
por Rodolfo Lima - Jornalista, ator e crítico de cinema -
e-mail: dicaspravaler@yahoo.com.br
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


SONHADORA  -  (Foto Divulgação)

CRÍTICA - SONHADORA - O único problema de Sonhadora (Dreamer) é que seu final é antecipado na primeira meia hora de projeção. Não é difícil "sacar" o que aguarda os expectadores para os próximos minutos do filme. Tirando a surpresa do final, o filme de John Gatins e estrelado por Dakota Fanning (A Guerra dos Mundos) é uma bela sessão da tarde.
A pequena Cale (Fanning) é de uma família criadora de cavalos para competição que gradativamente está indo a falência. Seu interesse por cavalos faz com que o pai (Kurt Russel) salve Sonãdor (sonhador em espanhol) de ser sacrificada.
É o típico filme que mostra a relação homem x animal. Então o filme cai na obviedade e segue rotineiramente igual aos filmes do gênero. Não há sobressaltos na história e o roteiro está a mercê de um inevitável final feliz.
O que chama a atenção é a relação que se estabelece entre pai e filha, tendo a égua como álibi. Embora piegas, é bonito ver o pai aprender a valorizar os desejos da filha e aprender - cedendo - a incentiva-lá, mesmo que ela falhe, pois o que está em jogo na história é a índole da garota, os valores a serem desenvolvidos.
Incentivado pelo avô (Kris Kristofferson) e tendo o apoio da mãe (Elizabeth Sue) a pequena Cale acredita no impossível e une a família em prol dos seus sonhos.
Filme Família que pode servir de exemplos para pais intransigentes e desatentos ao universo e anseio dos filhos. Não é filme feito para intelectuais e nem "culturetes" de plantão. É apenas um filme sobre a crença de uma menina em seus desejos e de um pai que aprende com a filha e com seu pai a valorizar seus instintos.
Previsível. Água com açúcar. Sessão da tarde. Várias classificações podem desaboná-los. Mas de vez em quando é bom ver filmes com finais felizes e longe da imersão da miséria do dia-a-dia ou nas próprias palavras da Cale: que mau há acreditar?

Título Original: Dreamer: Inspired by a True Story
Gênero: Drama
Duração: 102 min.
Ano: EUA - 2005
Distribuidora: Dowtown Filmes
Direção e Roteiro: John Gatins


Cena do filme SONHADORA - Foto Divulgação.

FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Rodolfo Lima - Jornalista, ator e crítico de cinema - e-mail: dicaspravaler@yahoo.com.br

Indique esta matéria para um amigo!


 


© Cranik - SONHADORA