COMPARE PREÇOS
CELULARES NOTEBOOKS ÓCULOS DE SOL

CÂMERAS DIGITAIS

ADEGA DE VINHOS

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA DO FILME "UM HERÓI DO NOSSO TEMPO" 
por Luiz Carlos Filho - carvalho_psd@uol.com.br  
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

Filme UM HERÓI DO NOSSO TEMPO (FILME UM HERÓI DO NOSSO TEMPO)
UM HERÓI DO NOSSO TEMPO - (ART FILMS)

Festival de Berlim
Melhor filme:
Grande Prêmio do Júri
Grande Prêmio do Público
Prêmio do Júri Ecumênico

Festival de Copenhagen
Melhor filme
Melhor Roteiro

Um filme de Radu Mihaileanu

CRÍTICA: UM HERÓI DO NOSSO TEMPO - “Pai, perdoai-vos, pois eles não sabem o que fazem”. Parece que as palavras de Jesus, antes de ser crucificado, faz sentido depois de assistir a esse maravilhoso filme de Radu Mihaileanu. Um garoto que sofre preconceito religioso, racial e étnico, não poderia fazer outra coisa se não perdoar àqueles que o tenham ofendido. O final até poderia ter sido diferente, Sholomo, o protagonista da história, talvez se revoltasse com os infortúnios que a vida lhe proporcionou e, ao final, se tornar um terrorista. Mas não, agüentou as chibatadas do tempo e deu uma lição de vida ao se tornar médico para salvar os indivíduos menos afortunados com o destino.

Sholomo não escolheu onde ia nascer, o destino se encarregou de colocá-lo num dos piores lugares do mundo em termos de condições de sobrevivência. Nasceu, negro, pobre, cristão e etíope. Perdeu os irmãos, o pai, e por fim tinha acreditado que a própria mãe o tinha abandonado para viver nas mãos de brancos que testavam sua religiosidade, no caso o judaísmo, durante todo o tempo.

Sua mãe sabia o que estava fazendo ao entregar Sholomo a uma ‘segunda mãe’ para que ele tivesse alguma chance e sair daquele flagelo que assolava milhões na Etiópia. Essa ‘madrasta’, que o levou embora, era da tribo dos Falashas, judeus etíopes que são da linhagem da Rainha de Sabá e, conseqüentemente, tinham lugar garantido em Israel. E foi justamente nas mãos dos judeus, que têm toda um histórico de perseguição, que ele aprendeu o que é o preconceito.

Nesta segunda etapa de sua vida acontece o que ele menos esperava, sua segunda mãe morre, Sholomo fica a deriva e desprotegido numa terra desconhecida, onde agentes do governo israelense caçam falsos Falashas que se infiltram entre os verdadeiros para fugirem da fome que castigava a Etiópia. Ele conhece uma terceira mãe ao ser adotado, conhece também o que é ser diferente, o que é ser negro numa terra de maioria branca. Numa das cenas mais bonitas do filme, sua mãe israelense beija e lambe seu rosto para mostrar a outras pessoas que seu filho não era doente, e sim diferente.

O diretor Radu Mihaileanu demosntra uma grande sensibilidade ao enfocar a busca pela identidade. Talvez Radu tenha se inspirado na própria vida. O diretor saiu quando pequeno da Romênia para morar com seu tio na França. Além dessa busca do Eu, o filme capta os contextos daquela região do globo onde, apenas o fato de admirar um Deus com outro nome, é capaz de causar atritos que muitas vezes acabam em conflito bélico.

E é nesse contexto que Sholomo, já adulto, entra para o exército israelense como médico. Numa das cenas finais Sholomo é questionado por seu superior ao atender uma criança palestina que estava ferida, e que sua função ali era cuidar apenas dos soldados israelenses. “Entende?”, pergunta o seu superior ao final da conversa, mas Sholomo não entende o mundo pelo ângulo da diferença. Ninguém consegue entender até hoje. E a frase de Jesus no começo do texto sobre perdoar o próximo, mesmo quando esses afetam os interesses individuais e coletivos, fica sem sentido num mundo rancoroso e cheio de preconceitos.

Direção: Radu Mihaileanu
Distribuidora: Art Films
Gênero: Drama
Duração: 140 min.
Ano: França/Israel - 2004
Estréia: 10/03/06 - Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

CLIQUE AQUI E COMPARE O PREÇO DE DVD'S.

Filme Um Herói do Nosso Tempo (FILME UM HERÓI DO NOSSO TEMPO)
Foto Divulgação do Filme - Um Herói do Nosso Tempo

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Luiz Carlos Filho - Jornalista e Escritor - carvalho_psd@uol.com.br  

UM HERÓI DO NOSSO TEMPO (Filme UM HERÓI DO NOSSO TEMPO) Indique o filme "UM HERÓI DO NOSSO TEMPO" para um amigo!

 

 


© Cranik - FILME UM HERÓI DO NOSSO TEMPO