a


Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA DO FILME "DO COMEÇO AO FIM" 
por Junior de Barros - Jornalista - e-mail: junior_barros@yahoo.com.br 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

 
 DO COMEÇO AO FIM - FOTO DIVULGAÇÃO

POLÊMICAS E FRUSTRAÇÕES

Do Começo ao Fim, retrata um tema polêmico, de forma bela, suntuosa e simples. Frustrando as expectativas daqueles que aguardavam um filme arrebatador de temática gay.

CRÍTICA:  Dois temas tão polêmicos, trabalhados de forma imatura, fraca e amadora. Do Começo ao Fim, adaptação da peça de mesmo nome pelas mãos de Aluizio Abranches (diretor de um Copo de Cólera e As Três Marias), aborda homossexualidade e incesto entre irmãos homens de pais diferentes.
Com um fraco roteiro e cenas em excesso de nudez masculina, o filme que a principio, devia ter uma forte temática homossexual, pela polêmica na qual seu trailer causou meses atrás quando vazou na internet, traz na verdade, uma obsessão afetiva do irmão mais velho Francisco (João Gabriel Vasconcelos) pelo caçula Thomás (Rafael Cardoso), filho de Julieta (Julia Lemmertz) com o arquiteto Alexandre (Fábio Assunção). Essa obsessão camuflada de amor, afeto e cuidados extremos, deixou a família apreensiva desde a infância dos garotos. Nela é retratada muito bem, todos os valores passados a ambas as crianças, porém, a cada dia mais, uma intimidade, muitas vezes imposta por Francisco, via perceptível aos olhos adultos, principalmente por sua mãe Julieta, que muitas vezes se pega analisando o comportamento que os filhos tem em momentos que estão sozinhos. Não dispenso em comentar a fabulosa atuação de Julia Lemmertz, que trouxe a tona, uma figura de mãe extremamente analisadora e compreensiva, vendo e ouvindo de terceiros comentários sobre a forma como os irmãos se trata em público e não querendo julgar nem condenar nada que possa acabar com a felicidade dos irmãos. Essa bela postura de mãe compreensiva, que apoiará seus filhos, independente do que aconteça, é recompensada de certa forma, pois temos a primeira relação sexual entre eles, apenas após a morte de mãe e a saída definitiva do pai de Thomás de casa.
A troca de papéis entre eles é visível, pois convivendo desde pequenos, os gostos se misturam e as idéias também, tanto que quando adultos, vemos Thomás (caçula) que tanto queria ser médico, sendo atleta de natação, e vemos Francisco que quando criança era um exímio nadador, se tornando médico, o sonho do irmão caçula. Por ser um filme adaptado de uma peça teatral, fica-se visível o excesso de expressão corporal que para o cinema é desnecessário se ter, deixando o filme muitas vezes chato e repetitivo. O excesso de nudez, que para muitos não será um problema, acaba se tornando habitual demais, perdendo assim o valor e a riqueza que a relação teria se tivesse sido abordado em outro contexto.
O fator do amor obsessivo fica claro principalmente em Francisco, pois troca a figura da falecida mãe, pelos confortos dos braços e companhia constante do irmão, sendo quase uma simbiose, onde ambos vivem apenas como um, fator que vai desencadear uma grande e rigorosa depressão em Francisco, quando Thomás aceita ir para a Rússia, treinar para as olimpíadas. Fato que a priori é aceito com orgulho pelo irmão, que faz com que se haja uma troca de alianças de noivado antes da viagem. Porém, as semanas se passam e Francisco se desfragmenta por saudades do irmão, procurando diversão em baladas e confortos em outros braços, ele decai, demonstrando ser o mais necessitado daquela relação que há muito foi imposta e iniciada por ele.
Aos meus olhos é um filme pobre, com uma temática gay que podia ser mais bem trabalhada, temos atores bonitos, um desfile de corpos sarados em quase todo o filme, muita cenas de amor e afeto intenso. Porém, tudo é belo, lindo e ensolarado como o Rio De Janeiro que Aluizio Abranches retratou no filme, é um conto de fadas, ou melhor, mais um conto de fadas, seguindo a tendência do filme Shelter, exibido no Brasil com o nome de De Repente Califórnia, filme que igual a Do Começo ao Fim, retrata flores que muitos sabem, não existe quando se fala de gays e incesto.

Título original: Do Começo ao Fim
Gênero: Drama
Duração: 01 hs 30 min
Ano: 2009
Estúdio: Pequena Central
Distribuidora: Downtown Filmes / Riofilme
Direção e roteiro: Aluizio Abranches

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Junior de Barros - Jornalista - e-mail: junior_barros@yahoo.com.br  

Indique esta promoção para um amigo!



© Cranik - FILME -DO COMEÇO AO FIM