ENTREVISTA COM O EDITOR EDSON ROSSATTO

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor e editor Edson Rossatto.
 (07/12/08)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS


 
Edson Rossatto - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Primeiramente, digo que é um prazer tê-lo conosco neste bate-papo. Para iniciarmos, gostaria de saber como foi o início de Edson Rossatto como escritor e editor.

Edson Rossatto: Quando eu era menino, tinha a péssima mania de mentir. Era muito bom nisso! (risos) Como criar histórias era minha especialidade, resolvi canalizar isso em favor de algo benéfico. Foi então que comecei a mentir para o papel.

Ademir Pascale: E como surgiu a idéia da criação da editora Andross?

Edson Rossatto: Foi na universidade. Eu cursava Letras e um dia pedi para um professor ler um conto que eu havia escrito. Ele gostou tanto que disse que precisávamos publicar. O problema era que não tínhamos uma editora para publicar. Então eu tive uma idéia: pensei em uma espécie de concurso em que cada autor que tivesse um texto aprovado ajudasse na vendagem do livro. Assim, as pessoas que comprassem o livro de um autor acabava lendo também o texto do outro. Quando levei a idéia para o professor, ele aprovou imediatamente. Publicamos dois livros de alunos da universidade. Depois disso, resolvemos expandir essa idéia para fora dos muros da instituição. Foi assim que a Andross surgiu.

Ademir Pascale: Quantas antologias a Andross já promoveu e quais delas mais lhe marcou e por quê?

Edson Rossatto: Já publicamos 780 autores em 19 antologias. As que mais me marcaram foi as que eu organizei com temática de horror: Caminhos do medo, Noctâmbulos e Réquiem para o Natal. Adoro essa temática de terror e suspense!

Ademir Pascale: Em geral, o que você acha dos contos e minicontos?

Edson Rossatto: Eu gosto muito desses gêneros. Na verdade, você acertou em cheio na pergunta, pois são meus preferidos. E isso por muitas razões. A principal é que sou um escritor urbano. Escrevo para o leitor urbano. E quer algo mais urbano do que a falta de tempo? Temos de acompanhar nossos leitores. Por isso, prefiro escrever textos curtos, assim aquelas pessoas que não costumam ler têm a oportunidade de fazer isso nos poucos minutos de um café.

Ademir Pascale: Quais são as vantagens de um escritor participar de uma antologia pela Andross?

Edson Rossatto: A Andross é uma verdadeira família. Mesmo depois que o livro fica pronto, os autores não perdem o contato com os seus companheiros de publicação, e esses contatos são importantes para quem quer iniciar uma carreira literária. Além disso, os textos enviados para participação nas antologias são submetidos à avaliação e só depois publicados. Não é “pagou, passou”. Então os autores podem se sentir seguros pois seus textos estarão cercados de obras de qualidade.

Ademir Pascale: Poderia falar um pouco para os nossos leitores sobre a sua obra “Mansão Klaus”?

Edson Rossatto: Este livro reúne três contos de suspense de minha autoria. Mansão Klaus é o nome dado à casa de Weber, um homem muito misterioso, presente em dois contos. Ele e mais quatro amigos se reúnem após anos longe um do outro. Aparentemente um simples reencontro, mas que mudaria inexoravelmente suas vidas. Virgem de Nuremberg – conto que abre o livro – narra a história de uma mulher muito atraente que se envolve com Weber, que tem como outro predicado a sedução, numa trama cercada de idéias implícitas, cortesias, atração e enigmas. O último conto do livro é Floreios Carmim. Nele, é exposta a história da doce menina Güinevere que conhece Gabriel num chat. Em meio a uma narração, ora em primeira pessoa, ora em terceira, passamos a ver se ela teria encontrado a real felicidade.

Ademir Pascale: E como estão os seus projetos voltados para o mundo das HQs?

Edson Rossatto: No início de novembro, a editora Europa lançará uma HQ cujo argumento foi escrito por mim. Trata-se do projeto HISTÓRIA DO BRASIL EM QUADRINHOS, uma HQ didática em que contamos como aconteceu a Independência do Brasil. Ela foi escrita para o público infantil, mas tenho certeza que muitos adultos vão lá dar uma olhadinha...

Ademir Pascale: Além de livros e HQs, você também costuma visitar outras mídias?

Edson Rossatto: Boa pergunta! Um grupo de estudantes do curso de Rádio e TV da Unesp de Bauru roteirizou e está filmando o meu conto "Cartas a um irmão". A estréia está marcada para 27/11/2008 em um cinema em Bauru mesmo. Eu estarei lá para ver meu filho (o conto!) me dar um neto (o curta!). (risos) Para um escritor, ser publicado em livro já é um grande orgulho. Agora imaginem ter uma obra adaptada para o cinema? Fico arrepiado todas as vezes em que aparece no curta "Da obra de Edson Rossatto"...(risos)

Ademir Pascale: No seu ponto de vista como editor, quais são as principais características que uma editora seleciona em um escritor para ser publicado?

Edson Rossatto: Geralmente assuntos polêmicos. Sua obra desafia a igreja? Seu texto será um novo Código DaVinci! Você é uma ex-garota de programa? Opa! Mais uma Bruna Surfistinha na parada. Hoje em dia – infelizmente - o que determina se uma obra será publicada ou não é a quantidade de livros que ela vai vender no menor tempo possível. Então está ficando cada vez mais raro os Saramagos da vida conseguirem esse espaço.

Ademir Pascale: Como surgiu a idéia inicial para a criação da antologia Réquiem Para o Natal – Contos de Terror de Natal?

Edson Rossatto: Sinceramente? Eu perguntei! (rs) Temos uma comunidade no orkut. Coloquei um tópico “Sugestão de novas antologias”. Então alguém sugeriu. No mesmo momento aprovei a idéia. Ah! Essa é mais uma vantagem de se publicar com a Andross: ouvimos os autores.

Ademir Pascale: Poderia falar um pouco sobre as últimas antologias que a Andross está promovendo e como os interessados em participar com os seus contos devem proceder?

Edson Rossatto: Para 2009, reservamos diversas antologias. Por enquanto, só posso informar as temáticas: contos sobre o fim do mundo, contos de humor, contos fantásticos brasileiros, contos de vampiros... Para saber mais, vocês precisam acompanhar o site da editora: www.andross.com.br  nas próximas semanas.

Perguntas Rápidas:

Um livro: 1808
Um(a) autor(a): Stephen King
Um ator ou atriz: Johnny Depp
Um filme: Batman – O cavaleiro das trevas (Sou fã do homem-morcego!...risos)
Um dia especial: Sinceramente? Cada lançamento da editora. Adoro interagir com os autores.
Um desejo: Ter meu sebo no Centro de São Paulo...(risos)

Ademir Pascale: Desejo-lhe sempre muito sucesso. Um forte abraço.

Edson Rossatto: Grande abraço pra você e muito sucesso, Ademir. Admiro seu trabalho de ativista cultural! 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistado: Edson Rossatto.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2008