ENTREVISTA COM O ESCRITOR FABIAN BALBINOT

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Fabian Balbinot.
 (22/02/11)

CONHEÇA O BLOG O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Fabian Balbinot - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Quais foram as suas principais influências e o seu início para o meio literário?

Fabian Balbinot: Sou obrigado a dizer que a principal influência que me levou a ingressar no meio literário foi uma paixonite aguda que tive em 1992 pela atriz norteamericana Michelle Pfeiffer, quando ela estrelou o filme Batman o Retorno, fazendo o papel da Mulher-Gato. Movido pelo amor platônico que sentia por aquela bela vilã, resolvi abraçar a escrita, pois estórias interessantes e inovadoras sempre pulularam pela minha cabeça, e sempre tive o desejo de vê-las transformadas em filmes.
Falando de influências literárias, aprecio muito o trabalho dos grandes escritores de suspense, terror, ficção científica e de aventuras medievais ou fantásticas – Poe, Lovecraft, H. G. Wells, entre outros – entretanto, leio de tudo um pouco, todo tipo de narrativa, e posso dizer que o livro que eu estiver lendo em um determinado momento tende a ser minha maior influência, caso eu esteja escrevendo uma nova estória naquele momento.

Ademir Pascale: Em 2010 você lançou o livro "Doença e Cura" (Editora Alcance). Como foi a ideia inicial para a construção da obra e como está sendo a receptividade do público leitor?

Fabian Balbinot: Iniciei uma série de contos em 2001, os quais seriam compilados em uma coleção que seria intitulada “Doença e Cura – O Antivampiro”. Estes contos, independentes um do outro, mostravam casos de vampiros cuja morte-vida encontrava-se ameaçada por um determinado tipo de praga biológica, que atacava justamente de modo a deixá-los mais vulneráveis: invadindo seus corpos por intermédio do sangue. A intenção de unir as pontas destes vários contos e transformar a estória em um romance a partir de seu final só se manifestou bem mais tarde, e culminou com a conclusão do livro em 2010.
Sobre a receptividade do público, sempre tive a impressão de que o primeiro livro que um escritor publica não terá praticamente nenhuma venda em sua primeira edição, a qual seria dedicada na sua quase totalidade à divulgação. Essa impressão vem se mostrando fundada, pois Doença e Cura é meu primeiro livro, está em sua primeira edição, e até agora praticamente não teve vendas, com mais de 95% dos exemplares tendo sido distribuídos apenas com fins de divulgação. Essa distribuição se dá principalmente para blogs literários, em troca de outros livros (que vão para minha estante pessoal) e de resenhas, o que tem rendido uma gama crescente de leitores e interessados, nestes três primeiros meses desde a publicação do livro, conforme demonstra o site www.skoob.com.br/livro/137487.

Ademir Pascale: Qual o diferencial da sua obra em relação às demais com a temática vampírica?

Fabian Balbinot: Meu livro trata os vampiros como uma evolução genética, muito mais do que como meras manifestações sobrenaturais. Em Doença e Cura, percebe-se que o vampiro corresponde ao topo da cadeia alimentar predatória no planeta, e que seu lado sobrenatural se deve apenas à ignorância das pessoas, e à falta de um estudo mais aprimorado da espécie vampírica, o que se justifica no anonimato e reclusão da mesma. Meu livro trata os vampiros de uma forma bastante naturalista, darwiniana, por assim dizer, diferindo bastante das fantasmagorias típicas deste gênero de literatura.

Ademir Pascale: Se você fosse indicar uma trilha sonora para o livro "Doença e Cura", qual seria?

Fabian Balbinot: Costumo colocar trechos de letras de músicas ou de livros encabeçando muitos dos textos longos que escrevo, e em Doença e Cura isso não foi diferente. Há pedaços de músicas precedendo quatro dos sete capítulos do livro, todas elas funcionando como mensagens de advertência, pequenos prólogos para o que vai ser visto no capítulo em questão. Mesmo que nem todas essas músicas apresentem melodia adequada para servir de trilha sonora em um filme de terror, algumas delas soam excelentes para o que poderia vir a ser um filme de Doença e Cura. A violência extrema e gutural de Surprise, You’re Dead!, do grupo norteamericano Faith No More servindo como invólucro musical em cenas violentas, de pânico ou de perseguição, e a introspecção de How Soon is Now, dos britânicos The Smiths, para cenas em que voga o desespero, sem contar que a música Mob Rules, do Black Sabbath, faria parte do filme por ser o lema de um grupo de vampiros no livro.
Mesmo com as intromissões eventuais destas músicas, aproximando ainda mais o livro de sua provável contraparte filmada, acredito que a trilha sonora de um filme deve ser pesquisada e composta após as filmagens, e decorrente dos resultados destas, a fim de que se possa proporcionar ao público melodias tão adequadas quanto seja possível para cada cena.

Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase da obra para os nossos leitores?

Fabian Balbinot: “Os vampiros são uma doença? Conheça a cura.” Esta frase não faz parte do livro em si, tratando-se apenas de uma chamada que aparece na contracapa do livro, resumindo a estória toda do livro com clareza ímpar.

Ademir Pascale: Além de manter o blog "MagicJebb" (magicjebb.blogspot.com) é possível encontrá-lo também nas redes sociais?

Fabian Balbinot
: Sim. Visitem o meu perfil em www.magicjebb.com.br/site/perfil.php  – ali estão os links para as diversas redes sociais das quais participo, como facebook, skoob e orkut.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Fabian Balbinot: Como eu disse antes, por ser meu primeiro livro impresso e o mesmo ainda ser bem novo, Doença e Cura não está à venda nas grandes livrarias. A princípio, o livro pode ser adquirido diretamente comigo, e costumo manter uma lista atualizada das lojas onde ele pode ser encontrado à venda, na área de literatura de meu website: www.magicjebb.com.br/site/literatura.php.
Vale lembrar que também faço trocas de Doença e Cura por outros livros, principalmente com bloggers.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Fabian Balbinot: Tenho vários projetos, sempre, porém duvido que meu trabalho atual como comerciante autônomo permita que eu me dedique a algum deles, pelo menos por enquanto. Algumas prévias de meus futuros livros, como as Crônicas de Um Homem do Tempo e A Nova Gênese podem ser vistas em meu site www.magicjebb.com.br/site/literatura.php.

Perguntas Rápidas:

Um livro: O que eu estiver lendo no momento.
Um(a) autor(a): Edgar Allan Poe, Paulo Coelho, Lovecraft, H. G. Wells, Stephen King, Phillip Dick, e mais um monte de gente.
Um ator ou atriz: Michelle Pfeiffer.
Um filme: Depende da época. No momento, o primor técnico do “Avatar” de James Cameron é o que encabeça minhas listas.
Um dia especial: 26 de maio, quando faço peregrinação a pé para Caravaggio, distrito de Farroupilha, na serra gaúcha. No meu caso, nada de religioso, mas muito útil para medir o quanto se evoluiu de um ano para outro.
Um desejo: Poder viver como escritor.

Ademir Pascale
: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Fabian Balbinot: Visite meu site www.magicjebb.com.br/site/literatura.php. Ali você encontra um preview em PDF com os dois primeiros capítulos de Doença e Cura, além de links para resenhas e parcerias com blogs e websites, e para as lojas onde o livro está disponível. Um abração e obrigado a todos.

CLIQUE SOBRE A CAPA

Doença e Cura - Fabian Balbinot

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Fabian Balbinot
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011