ENTREVISTA COM O ESCRITOR E EDITOR CARLOS EDUARDO R. BONITO

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor e editor da Literata Carlos Eduardo R. Bonito.
 (01/04/11)

CONHEÇA O BLOG O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Carlos Eduardo R. Bonito - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Quais foram as suas principais influências e o seu início para o meio literário?

Carlos Eduardo: Comecei a escrever poemas com 14 anos, depois passei para as crônicas e contos e depois de muito tempo, escrevi meu primeiro romance, o Vidas Noturnas.

Ademir Pascale: Em 2010 você lançou o livro "Teia Virtual" (Editora Literata). Como foi a idéia inicial para a construção desta obra e como está sendo a receptividade do seu público leitor?

Carlos Eduardo: Eu estava navegando na net pesquisando algumas curiosidades para um outro livro que tinha em mente para escrever, quando resolvi entrar em uma dessas salas de bate papo. Observei as conversas e me deparei com algo que até hoje me marcou: um garoto se lamentava e pedia idéias para ele poder se matar e as pessoas do chat o alimentavam com esse suposto suicídio.
Num outro dia nos noticiários me deparo com essa historia que infelizmente é verídica; o garoto se matou com a ajuda do maior veiculo de comunicação da atualidade, a internet. Foi quando resolvi escrever o Teia Virtual, um suspense policial que retrata o lado negro da internet visto por um serial killer.
O livro tem vendido bem e posso adiantar que estou negociando a criação de um filme baseado no livro.

Ademir Pascale: Se você fosse indicar uma trilha sonora para o seu livro, qual seria?

Carlos Eduardo: Bem, como bom fã só me vem uma na cabeça: Angel of Death, da grande banda Slayer.

Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase da obra para os nossos leitores?

Carlos Eduardo: “Na internet todo gato é pardo!”

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Carlos Eduardo: Site da livraria Cultura, site da editora Literata (pelo fale conosco), livraria Nobel de Praia Grande-boqueirão e em breve na Martins Fontes, em São Paulo e em algumas livrarias de outros estados e livrarias virtuais.

Ademir Pascale: Além de escritor, você também é editor da Literata. Como e quando surgiu a editora e qual o seu diferencial?

Carlos Eduardo: Comecei a trabalhar em um jornal onde me ofereceram a idéia de trabalhar como editor de livros. Infelizmente ou felizmente a editora faliu, foi quando, com apoio de amigos como a Georgette Silen, resolvi abrir a minha própria editora, a Literata. Nosso diferencial é que o autor é tratado como ser humano. Realmente lemos seu livro e deixamos o autor opinar do inicio da editoração de sua obra até o final, ou seja, coloca a mão na massa junto com a editora, afinal, o livro é criação do autor e achamos justo ele opinar desde da diagramação até a criação da capa. O autor sempre terá contato conosco direto. Ressalto que não só autor de livro solo, mas também de antologias que organizamos.

Ademir Pascale: Existe um cronograma de publicações para 2011?

Carlos Eduardo: Sim, já temos praticamente projetos até o final do ano, que vão de livros solos a antologias.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para encaminhar um original para análise da Literata?

Carlos Eduardo: Em nosso site www.editoraliterata.com.br (pelo fale conosco). Respondemos a todos, orientando como enviar sua obra, ou se preferirem, pelo e-mail: editoraliterata@gmail.com.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Carlos Eduardo: Sim, será lançado em maio um livro do escritor Douglas Eralldo. O livro chama-se Morgan: O único. A trama retrata a historia de um zumbi, narrada por ele mesmo, desde o inicio de sua transformação. O autor é bem conhecido por ter um site de resenhas, o Listas Literárias. Temos a antologia Espectra já com lançamento marcado também em maio e em breve lançaremos no mercado a Antologia Crimes Virtuais, que será organizada por mim e por Georgette Silen.

Perguntas Rápidas:

Um livro: São tantos... um que gostei foi O Exorcista, recomendo para quem gostou do filme, mas o livro é bem melhor.
Um(a) autor(a): Agatha Christie
Um ator ou atriz: Deborah Secco (risos)
Um filme: Silêncio dos Inocentes
Um dia especial: Lançamento do meu primeiro livro
Um desejo: Que o governo de mais valor a nossa cultura e arte em geral.
.
Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Carlos Eduardo: Sim, um conselho para todos os escritores que sonham em editar suas obras: sei que temos o sonho de ter nosso livro editado, mas o caminho não é fácil e temos que batalhar junto com a editora, pois mesmo que o livro esteja em livrarias ele pode ser apenas mais um encostado e empoeirado em um canto qualquer, por isso temos que correr lado a lado com a editora e não esperar que vendas caiam do céu.
Como editor oriento que pesquisem sobre a editora que pretendem fechar contrato de edição. Vejam se ela tem CNPJ de editora de livros mesmo e principalmente selo editorial no site da Biblioteca Nacional. Qualquer um pode fazer essa pesquisa. Analisem também o material da editora e vejam se é de boa qualidade. Pesquisem amigos a fundo, pois hoje em dia tem muito picareta querendo aplicar e se dar bem em cima do sonho das pessoas. Abrir uma editora é fácil, mas criar nome no mercado é que são elas.
Obrigado e um grande abraço a todos.

CLIQUE SOBRE A CAPA

Teia Virtual - Carlos Eduardo R. Bonito

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Carlos Eduardo R. Bonito
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011