ENTREVISTA COM A CAPISTA MARINA AVILA

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista a capista Marina Avila.
 (29/07/11)

CONHEÇA O BLOG O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Marina Avila - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Olá, Marina! Antes de iniciarmos nossa entrevista, gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na criação de excelentes capas e projetos gráficos. Quando e como você decidiu ser capista?

Marina Avila: Ademir, muito obrigada pela oportunidade da entrevista e pela simpatia! Eu havia escrito um livro na época, com 17 anos, e precisei fazer a capa dele para publicá-lo no lulu.com. Foi um processo tão interessante que comecei a produzir mais capas, dessa vez para livros imaginários. Foi quando percebi que deveria tornar o design a minha profissão, e começar a procurar editoras e projetar capas de livros de verdade.

Ademir Pascale: Como é o processo na criação de uma capa?

Marina Avila: Inicialmente é enviado um resumo do livro e uma sinopse pela editora. Em alguns casos, descrições de personagens e cenários. Com isso, pode-se criar uma base do público-alvo e buscar as histórias/textos que já foram publicados nesse mesmo gênero. É bom também saber o contexto do livro, época, costumes etc. Tendo isso em mãos, é preciso usar elementos que agradem esse público, com fotos ou ilustrações, e uma fonte que combine com o design pretendido. Cada público-alvo tem seu estilo (e seu orçamento, necessitando ou não de ilustração). Quanto mais tempo de pesquisa houver, mais possibilidade existe de atingir as expectativas do leitor. É importante, pois a capa é a primeira coisa que o leitor vê na livraria e, portanto, uma das ferramentas mais fortes de compra. Precisa interpretar de forma visual, e dar a ignição ao texto.

Ademir Pascale: Você já trabalhou em quais editoras?

Marina Avila: Como funcionária, já trabalhei na editora Vida e Consciência (Zibia Gasparetto), na parte de diagramação de texto. Como freelancer, para a Underworld, Andross, Luz da Serra, Novo Século, Usina de Letras e novos autores que publicam por conta própria.

Ademir Pascale: Você já elaborou várias capas para várias editoras. Qual ou quais as suas capas preferidas e por quê?

Marina Avila: Minha capa preferida é A Floresta de Mãos e Dentes, da Carrie Ryan (Ed. Underworld). É um livro sobre zumbis e passei muito tempo buscando imagens para ela. Talvez mais de um mês. Me sentia um pouco pressionada pois a capa alemã é muito bonita, e o pedido foi que “ficasse melhor que aquela”. Foi um projeto que abracei por gostar do tema, e a resposta dos leitores e até da própria autora foi muito positiva. Tenho uma satisfação pessoal grande ao trabalhar com livros de fantasia ou ficção.

Ademir Pascale: Além de capista, você se considera uma boa leitora?

Marina Avila: Já me considerei melhor! rs. Antes lia bastante, todas as noites. Hoje em dia pego um livro aleatório na estante e leio um capítulo ou dois. Tem uma fila grande para conseguir terminar todos que comprei naquelas promoções do Submarino.

Ademir Pascale: No seu ponto de vista, o que um capista deve fazer para inovar e se diferenciar de outros?

Marina Avila: Acho que é importante a pesquisa extensa de livros já publicados, principalmente de outros países, saber o que atrai os leitores e conseguir produzir uma capa direcionada. A inovação e novas ideias pra mim vem em inspiração em pôsteres de filmes, livros antigos, ilustrações... Já obtive inspiração até em sonhos, mas não pode ser considerada uma fonte muito confiável. rs. O que diferencia muito também é, não apenas a inovação da capa, mas a beleza dela. Talvez a beleza seja até mais importante. As cores são a nossa ferramenta, e elas funcionam como os instrumentos de uma orquestra. É fundamental que tenham harmonia pra transmitir essa beleza.

Ademir Pascale: Gostaria de comentar o trabalho de algum outro capista?

Marina Avila: Acredito que o Brasil está cheio de ótimos capistas, um exemplo é o Igor Campos (O Dia das Formigas). Suas capas são sempre profissionais, inovadoras e modernas. Gosto bastante e acompanho o trabalho dele.

Ademir Pascale: Você tem algum portfolio na internet?

Marina Avila: Tenho sim! O endereço é www.marina.fantasya.com.br

Ademir Pascale: Como os interessados em capas, diagramação e projetos gráficos, deverão proceder para entrar em contato com você?

Marina Avila: Quem se interessar pelo trabalho (editoras ou novos autores) pode enviar um e-mail para marina.editorial@gmail.com solicitando um orçamento com a descrição do projeto que terei prazer em responder. ^_^

Perguntas Rápidas:

Um livro: A História sem Fim
Um(a) autor(a): Philip Pullman
Um ator ou atriz: Natalie Portman
Um filme: O Estranho Mundo de Jack
Uma capa: A Bússola de Ouro (versão ilustrada)
Um dia especial: Minha viagem para Buenos Aires

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Marina Avila: Quero agradecer mais uma vez pela oportunidade da entrevista e aos leitores que estão sempre comentando e divulgando os projetos. É muito bom conseguir um espaço nesse mercado tão fantástico que é o dos livros! É também legal trabalhar com isso porque essas capas vão ficar na memória de (assim espero) muitas pessoas e se tornar a caixinha de suas histórias preferidas. Gostaria de poder produzir a caixinha das próximas histórias preferidas dos leitores do blog, e espero que tenham gostado da entrevista.

CLIQUE SOBRE A CAPA PARA CONHECER O SITE DA CAPISTA MARINA AVILA

Capista: Marina Avila

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Marina Avila
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011