ENTREVISTA COM O ESCRITOR BENTO DE LUCA

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista os escritores Gustavo e Marcelo (Bento de Luca).
 (01/08/11)

CONHEÇA O BLOG O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Bento de Luca (Gustavo e Marcelo) - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Quando entrei em contato via e-mail com Bento de Luca fui surpreendido com a resposta de que era o pseudônimo de dois escritores. Ou seja, Bento de Luca são dois autores, amigos e primos, sendo Marcelo Siqueira Silva e Gustavo Costa de Almeida Siqueira. Como surgiu a ideia desta união para a criação de um único pseudônimo para dois escritores? (os dois responderão em união ou revezarão nas respostas)

Bento de Luca: Pois é, acreditamos que muitas pessoas se surpreenderão com este fato. Não é muito comum um livro de literatura, em especial a fantástica nacional, com dois autores. Nós começamos a escrever juntos na infância. Nossos gostos são muito parecidos, chega a ser esquisito e engraçado. Na realidade, a ideia de um pseudônimo veio assim que terminamos o livro. No início tínhamos pensado em usar nossos nomes. No entanto, chegamos à conclusão de que o “O Príncipe Gato” havia se tornado uma total fusão de nossas mentes e, por isso, seria muito mais apropriado o uso de um único nome.

Ademir Pascale: E como foi o início de cada um para o meio literário?

Bento de Luca: Começamos tentando escrever um livro em conjunto! (Risos) Podemos dizer que o Príncipe Gato seja a concretização dessa vontade. Obviamente o primeiro livro é difícil, as ideias são avulsas com pouca contextualização em um roteiro. Mas aos poucos você evolui na arte de contar histórias.

Ademir Pascale: Embora eu não tenha lido o romance de vocês, li a sinopse e O Príncipe Gato parece ser super legal. Fale mais sobre ele.

Bento de Luca: Podemos resumir o projeto em alguns conceitos: magia, simplicidade e rapidez na leitura. Queríamos uma história leve e com poucos personagens. O livro estará repleto de criações completamente surreais, e isso estará mais claro a partir do segundo livro da saga. Outro conceito importante que buscamos era o local onde tudo ocorreria: São Paulo. Não queríamos levar a história para algum lugar distante de onde nascemos, e muitas vezes já explorado em outras ficções. Queríamos São Paulo como palco da história.

Ademir Pascale: No site oficial do livro (www.oprincipegato.com.br) vocês dizem que estão abertos para parcerias. Comente.

Bento de Luca: Networking! Quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será sua visibilidade e possibilidade de atingir seus objetivos. A proposta inicial do “O Príncipe Gato” é muito simples: uma troca de banners. Ou seja, divulgar e ser divulgado! Sites e blogs de Literatura, Fantasia, Cultura, etc, que tiverem interesse em selar uma parceria conosco devem enviar seu banner para contato@oprincipegato.com.br. Desde o começo ficou claro para nós que o “O Príncipe Gato” não se restringiria à Literatura. Ainda não podemos falar muito sobre o assunto, mas temos outros planos para esse gato danado. (Risos) Portanto, quem tiver alguma proposta mirabolante, estamos abertos a recebê-la.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar de O Príncipe Gato?

Bento de Luca: O livro será lançado em meados de setembro pela editora Novo Século, sob o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. Quando tivermos a data exata a divulgaremos, assim como o convite para o lançamento em São Paulo. Os interessados poderão adquirir o livro nas principais livrarias do Brasil e no site oficial “O Príncipe Gato”.

Ademir Pascale: Quais dicas vocês dariam para autores que desejam trabalhar em união num único romance?

Bento de Luca: Sabemos que escrever em parceria um livro como este não é algo tão simples assim. É preciso que haja afinidades de ideias, de estilos literários e da escrita em si. Caso contrário, o livro não ficará homogêneo e poderá demonstrar certa discrepância entre os autores no decorrer do projeto, e esse resultado não seria nada bom! Essa parceria é mais fácil em livros didáticos e acadêmicos, mas não em um romance. Além dos aspectos citados, é fundamental que exista vontade, disponibilidade, flexibilidade e perseverança de ambas as partes. Quando se propõe a trabalhar em parceria é preciso andar lado a lado, ou então verá o projeto mergulhar em um abismo sem volta. De todo modo, a experiência sempre é muito válida. Afinal, só aprendemos a andar após cair muito!

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Bento de Luca: Estamos trabalhando no segundo livro da trilogia. “O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver”. O que podemos revelar é que ele será ambientado em Marshmallow, a terra do principesco felino, e que alguns pontos que ficaram “meio no ar” no primeiro livro serão desvelados. Quebraremos todas as barreiras do impossível no segundo volume, podem acreditar!

Perguntas Rápidas:

(Marcelo Siqueira)
Um livro: Alice no País das Maravilhas
Um(a) autor(a): C. S. Lewis
Um ator ou atriz: Johnny Depp
Um filme: “Brilho Eterno de uma mente sem lembranças”
Um dia especial: 22/04/1987, quando nasci!

(Gustavo Costa de Almeida Siqueira)
Um livro: Harry Potter (a saga)
Um(a) autor(a): J. R. R. Tolkien
Um ator ou atriz: Anthony Hopkins
Um filme: Amor Além da Vida
Um dia especial: HOJE

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Bento de Luca: Gostaríamos de agradecer a você Ademir, e ao site cranik.com pelo interesse e oportunidade de mostrarmos nosso trabalho. Desejamos que a literatura fantástica nacional cresça ainda mais!  

CLIQUE SOBRE A CAPA PARA SABER MAIS SOBRE O LIVRO

O Príncipe Gato - Bento de Luca

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Bento de Luca (Gustavo e Marcelo).
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011