ENTREVISTA COM A ESCRITORA KATHIA BRIENZA

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista a escritora Kathia Brienza.
 (01/09/11)

CONHEÇA O BLOG O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Kathia Brienza - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Kathia Brienza no meio literário?

Kathia Brienza: Gosto muito de ler, desde criança, e sempre sonhei em ser escritora. Cheguei a publicar livros de não-ficção, mas ainda não estava satisfeita. Então, participei de algumas oficinas de escrita criativa, escrevi alguns contos e fiz o rascunho de um romance, que ainda pretendo terminar. Considero o meu início literário a publicação do conto “Tempos Modernos”, em 2007, na antologia O Livro Negro dos Vampiros da Andross Editora.

Ademir Pascale: Em quais antologias já participou?

Kathia Brienza: Da Editora Andross, além do LNV, participei de Anno Domini, Dimensões.BR e Tratado Secreto de Magia. Também tive a satisfação de publicar um conto na antologia Poe 200 Anos – Contos Inspirados em Edgar Allan Poe, organizada por você e pelo Maurício Montenegro e publicada pela Editora All Print. Finalmente, fiz parte da coletânea Boas Histórias, da Editora Publit.

Ademir Pascale: Recentemente você lançou o livro Olhos de Fogo, em parceria com Helena Gomes. Fale mais sobre o livro para os nossos leitores e diga como foi escrever em parceria.

Kathia Brienza: Olhos de Fogo é uma aventura que se passa em 1646, na região nordeste do Brasil, que estava sob domínio holandês, naquela época. Uma série de assassinatos acontece na pequena vila de Tejucupapo e dois jovens, um adolescente holandês e uma índia potiguar, decidem investigá-los. Enquanto isso, os holandeses se preparam para um ataque-surpresa ao vilarejo. É uma história com muita ação, surpresas e elementos fantásticos, além de apresentar aos leitores um episódio real e pouco conhecido da história do Brasil, a Batalha das Heroínas de Tejucupapo.
Escrever em parceria foi uma experiência muito boa. A Helena Gomes é uma pessoa fundamental na minha carreira. Foi a partir das aulas que fiz com ela online que descobri o universo das antologias e consegui publicar pela primeira vez. Como a Helena já é escritora há cerca de 20 anos, sempre aprendo com ela. Helena me ajudou muito nos aspectos técnicos, principalmente com relação a ritmo narrativo. Costumo dizer que escrever em parceria é parecido com um casamento, às vezes existem ótimos momentos, às vezes acontece uma discussão, mas a gente se entende no final.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão adquirir o livro?

Kathia Brienza: O livro foi publicado pela Editora Escrita Fina e está à venda nas principais livrarias como Saraiva, Cultura e Siciliano. Também pode ser comprado pela internet, nos sites dessas livrarias (www.livrariasaraiva.com.br, www.livrariacultura.com.br, www.siciliano.com.br).

Ademir Pascale: Quais dicas daria para os escritores em início de carreira?

Kathia Brienza: Em primeiro lugar, acho importantíssimo ler muito e escrever ainda mais. Escrever sempre é a melhor dica. Também acho muito interessante participar de oficinas literárias porque elas ajudam os escritores a exercitar seu ofício e a destravar, além de ser uma ótima oportunidade para conhecer pessoas com os mesmos interesses e objetivos.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Kathia Brienza: Acabamos de finalizar um, sobre os crimes de um serial killer, que foi escrito “a dez mãos”, ou seja, somos cinco autores. Ele já foi apresentado para a editora, estamos aguardando resposta. Também estou trabalhando com a Helena Gomes em um novo projeto, mas ainda estamos em uma fase bem inicial. Deve ser um romance com elementos fantásticos que terá dois momentos: uma parte da história deve se passar no Brasil das décadas de 1930, 1940, e a outra nos dias atuais.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre Kathia Brienza?

Kathia Brienza: É só me enviar um e-mail: kathiabrienza@hotmail.com. Será um prazer!

Perguntas Rápidas:
Um livro: Trem Noturno para Lisboa de Pascal Mercier. Maravilhoso!
Um(a) autor(a): Maurice Druon (adoro a série de romances históricos Os Reis Malditos).
Um ator ou atriz: Anthony Hopkins
Um filme: Meia-noite em Paris
Um dia especial: 23 de junho de 2009, Festa de São João às margens do rio Douro, na cidade do Porto, em Portugal, com meu marido e meus filhos.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Kathia Brienza: Quero agradecer a você, Ademir, pela oportunidade de falar um pouco sobre meu trabalho e parabenizá-lo pelas atividades de apoio à cultura que você desenvolve. Para terminar, deixo o convite para a leitura do Olhos de Fogo. Espero que vocês gostem! Obrigada!    

CLIQUE SOBRE A CAPA PARA SABER MAIS SOBRE O LIVRO

Olhos de Fogo - Helena Gomes e Kathia Brienza

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Kathia Brienza.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011