ENTREVISTA COM O ESCRITOR MARCELO BIGHETTI

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor e capista Marcelo Bighetti.
 (03/02/12)

CONHEÇA O LIVRO "ENCRUZILHADA". CLIQUE AQUI

 

Marcelo Bighetti - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como e quando foi o início de Marcelo Bighetti para o meio literário?

Marcelo Bighetti: Como leitor fui influenciado pelo exemplo de minha mãe, que desde cedo nos rodeava com bons livros, e desde então me tornei um leitor compulsivo. Como escritor comecei realmente em dezembro de 2009 quando resolvi dizer alguns “nãos” para poder dizer alguns “sims” para mim. Há muitos anos eu vinha procrastinando meu desejo de escrever. Minha primeira tentativa se deu no início da década de 90, quando escrevi um conto para participar de uma seleção, onde alguns escolhidos teriam seus textos publicados na versão brasileira da Isaac Asimov Magazine. Não tive sucesso e com a rotina maluca de nosso cotidiano, meu desejo ficou sufocado. Como disse anteriormente, no final de 2009 decide que iria escrever ficção científica e fantasia. Comecei a utilizar a internet para conhecer o mercado editorial brasileiro e pessoas neste ramo. Seguindo um conselho de um amigo, criei um blog, comecei a seguir outros blogs, me lancei nas redes sociais, coisas que não tinha (e ainda não tenho) muita paciência para manter, mas que são ferramentas essenciais em nossos dias. Escrevi para um concurso do contosfantasticos.com.br e desde lá nunca mais parei. Minha primeira publicação foi um conto para o Portal 2001, organizado pelo Nelson de Oliveira. No total até agora tenho seis contos publicados, e isto para mim é algo bem legal, pois em dois anos creio que alcancei alguns de meus objetivos literários. Ainda tenho muito a aprender e conheci muita gente que tem me ajudado.

Ademir Pascale: Você está criando um romance baseado num universo que criou, do qual dois contos baseados neste trabalho, foram publicados nos livros “Histórias Fantásticas vol. 1 e 2” (Editora Estronho e Cidadela). Por favor, fale mais sobre esse projeto e suas expectativas em relação a sua publicação.

Marcelo Bighetti: A idéia inicial surgiu há cerca de cinco ou seis anos e a tenho amadurecido desde então com pesquisas e com meu próprio desenvolvimento como escritor. Trata-se de um universo baseado nas criaturas do folclore brasileiro. Creio que posso classificá-la como altafantasia, visto não acontecer propriamente no Brasil ou em nossa realidade, algo como o Senhor dos Anéis, onde não há uma certeza de onde localiza-se a Terra Média. A idéia é apenas inspirada no folclore e não pretende ser algum tratado acadêmico sobre as lendas de nossa terra. Será um entretenimento literário muito bom. Nosso folclore é riquíssimo, e tenho descoberto isto a cada dia em minhas pesquisas. Infelizmente este legado folclórico é forte apenas nas regiões norte e nordeste. Por aqui, o grosso que conhecemos a respeito é graças à Monteiro Lobato. Pretendo terminar de escrevê-lo até o meio do ano. Algumas editoras já se mostraram interessadas no projeto e espero uma publicação até o final do ano. E não esperem um neguinho mirradinho pulando e pitando como saci. É muito mais que isto.

Ademir Pascale: Além de escritor, você também é um excelente capista. Fale pra gente sobre as capas que você já criou e sobre os projetos em andamento.

Marcelo Bighetti: Muito obrigado pelo “excelente”. Não creio ser tudo isto, mas procuro fazer um bom trabalho. Além da literatura tenho meu lado artístico. Desenho desde a adolescência e mais recentemente, nas horas vagas, faço algum trabalho como designer, webdesigner e criação de vídeos promocionais e efeitos visuais. As capas que criei recentemente são para os livros Universo Zumbi, Universo Robô, Artefatos, Passado Imperfeito. Também há a capa para meu primeiro conto em inglês publicado na Amazon, A New Beginning. No meu blog é possível conhecer as capas (www.marcelobighetti.blogspot.com). Atualmente estou trabalhando na arte de capa para dois livros; um romance sobre uma feiticeira na idade média e uma coletânea em homenagem à Leonardo da Vinci.

Ademir Pascale: Como os interessados em contratá-lo como capista deverão proceder?

Marcelo Bighetti: Basicamente através do meu email mbighetti(arroba)gmail.com. No meu blog há uma seção onde pode-se falar online comigo.

Ademir Pascale: E como está o andamento da antologia “Artefatos: Objetos mágicos que corrompem”, da qual você está organizando pelo selo Spartacus da editora All Print?

Marcelo Bighetti: Esta é minha primeira experiência como organizador e estou muito animado com o projeto. O tema proposto é bem interessante e foi inspirado na série Warehouse 13, a qual gosto muito, e as expectativas de recebimento de boas histórias são altas. Já recebemos alguns contos que estou analisando, mas posso de antemão afirmar que teremos um excelente livro.

Ademir Pascale
: Qual a sua visão sobre o mercado literário brasileiro em relação a aceitação de novos autores?

Marcelo Bighetti: No geral ainda há muito preconceito ou mesmo desconhecimento por parte dos leitores sobre boas obras literárias e bons escritores nacionais. Isto falando de forma bem genérica. Creio que falta uma certa iniciativa de nós escritores e leitores em indicar obras nacionais, presentear amigos com livros ou algo assim. Não que seja uma obrigação gostar de literatura nacional, mas pelo menos vir a conhecer. Mas de qualquer forma estamos vivenciando um ótimo momento onde várias editoras estão apostando nos talentos brasileiros.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre Marcelo Bighetti?

Marcelo Bighetti: Estou desenvolvendo meu site www.marcelo.bighetti.com.br onde haverá muito sobre mim, mas por enquanto pelas redes sociais podem me conhecer um pouco melhor. No rodapé da página inicial do meu site (a única por enquanto) há links para a maioria delas. E também no meu blog já citado.

Perguntas Rápidas
:

Um livro: Pode ser três? Trilogia Fundação.
Um(a) autor(a): Isaac Asimov
Um ator ou atriz: John Noble
Um filme: Coração Valente

Ademir Pascale
: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Marcelo Bighetti: Agradeço imensamente pela oportunidade desta entrevista e estou à disposição de todos. Também quero parabenizá-lo pelo seu constante esforço em divulgar a literatura nacional nos diversos meios.

CLIQUE SOBRE A CAPA
 
Artefatos - Objetos mágicos que corrompem - Marcelo Bighetti e Ademir Pascale (org.)

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Marcelo Bighetti
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2012