ENTREVISTA COM O ESCRITOR CLAUDIO PARREIRA

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista Claudio Parreira.
 (19/02/12)

CONHEÇA O LIVRO "ENCRUZILHADA". CLIQUE AQUI

 

Claudio Parreira - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como e quando foi o início de Claudio Parreira para o meio literário?

Claudio Parreira
: Publiquei meu primeiro livro, de forma independente, aos 18 anos, em 1983. Mais tarde, em 1985, tive meus primeiros contos publicados no Jornal Leia, na coluna de inéditos dirigida pelo poeta Claudio Willer. Daí para frente, não parei mais de escrever.

Ademir Pascale: Como foi o seu trabalho como colaborador da Revista Bundas?

Claudio Parreira: Foi, antes de mais nada, divertido. Conheci muita gente boa, e mantenho contato com esse pessoal até hoje. Mas a rotina da revista não era fácil: lia muito, às vezes dois jornais por dia, em busca da matéria-prima que correspondia à pauta, que era dada toda sexta-feira pelo Zélio, irmão do Ziraldo. Muito trabalho — e sem remuneração.

Ademir Pascale: Você também colaborou com as publicações Jornal O Pasquim 21, Caros Amigos online e Agência Carta Maior? Fale mais pra gente sobre essa experiência.

Claudio Parreira: O Pasquim 21 foi uma espécie de continuação da Revista Bundas, e o esquema de trabalho era o mesmo. Minha colaboração coma Caros Amigos online foi esporádica. Já na Agência Carta Maior a colaboração foi mais intensa: mandava uma crônica, geralmente de humor, por semana. Moacyr Scliar e Martha Medeiros também escreviam para o mesmo espaço, em dias alternados. Eu estava em boa companhia.

Ademir Pascale: Recentemente você publicou a obra "Gabriel" pela Editora Draco. O livro tem como tema principal um anjo incomum. Conte pra gente como surgiu a ideia inicial para a construção desta obra e um pouco mais sobre este diferente anjo.

Claudio Parreira: Gabriel começou como um conto. O primeiro capítulo do livro era antes apenas um conto, mas eu sentia necessidade de escrever mais. Daí surgiu a ideia do romance. E Gabriel nada mais é que um anjo que se cansou da hierarquia celestial. Obrigado por Deus, o Supremo, a cumprir uma missão na qual já não acreditava nem concordava, ele volta à Terra e então se torna contestador, ao mesmo tempo que fica fascinado com as coisas mundanas. É um livro de fantasia urbana, recheado de humor, mas também de muita reflexão.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar de "Gabriel"?

Claudio Parreira: O livro está disponível nos sites da Editora Draco (www.editoradraco.com), Livraria Cultura e também Martins Fontes.

Ademir Pascale: Qual a sua visão sobre o mercado literário brasileiro em relação a aceitação de novos autores?

Claudio Parreira: O mercado já foi muito mais restrito no passado. Hoje os novos autores contam com o apoio de diversas editoras, é possível perceber que existe mesmo um movimento efervescente no mercado editorial em torno do novo. A internet teve um papel muito importante nisso tudo: novos suportes, novas formas de tornar público aquilo que se está produzindo. Muitos autores bons surgiram a partir de sites, blogues. A exposição ficou bem maior, a oferta. É natural que o mercado absorva parte dessa produção. Houve, finalmente, uma mudança de mentalidade. Mas muito ainda há de ser feito.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta? Se sim, quais?

Claudio Parreira: Escrevo agora dois romances simultaneamente, um deles quase concluído e o outro já vai pela metade. É tudo que posso adiantar por enquanto.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre Claudio Parreira?

Claudio Parreira: O Blog PPC! é o meu blogue pessoal (http://claudioparreira.blogspot.com). Também estou presente no Twitter e Facebook.

Perguntas Rápidas:

Um livro: A Lua Vem da Ásia
Um(a) autor(a): Campos de Carvalho
Um ator ou atriz: Michael Caine
Um filme: O Senhor dos Anéis

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Claudio Parreira
: Gostaria de agradecer o convite para a entrevista. E torço para que a nova literatura brasileira avance cada vez mais em direção à profissionalização. É disso que precisamos agora. Obrigado.

CLIQUE SOBRE A CAPA
 
Gabriel - Claudio Parreira

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Claudio Parreira
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2012