ENTREVISTA COM O ESCRITOR E EDITOR ERICK SANTOS

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista Erick Santos.
 (23/02/12)

CONHEÇA O LIVRO "ENCRUZILHADA". CLIQUE AQUI

 

Erick Santos - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como e quando foi o início de Erick Santos para o meio literário?

Erick Santos: Meu interesse pela leitura e pela produção editorial é um sonho antigo, que vem desde a produção de quadrinhos amadores e RPGs para uso em jogos com amigos a um site de paródias eróticas de personagens dos videogames e animes no final dos anos 90. Isso culminou em uma publicação independente de quadrinhos baseados na proposta do site no começo dos anos 00.

Ademir Pascale: Conte pra gente como foi o início da Editora Draco e o porquê da escolha do seu nome.

Erick Santos: A Draco começou com essa publicação, esse mangá erótico, e seria uma editora para a publicação de quadrinhos independentes 100% brasileiros. Mas a distribuição foi dura e não deu certo. As gráficas exigiam tiragens altas para impressão mínima, o que dificultava os investimentos em mais edições. Não foi em vão, na época estava na graduação e usamos o case da editora como base para o nosso trabalho de conclusão, que era justamente sobre a vertente erótica nos desenhos pop japoneses. Em 2009, quando conheci o Fantasticon, resolvi retornar com o projeto da Draco, então procurei quem produzia literatura fantástica no Brasil. Os autores compraram a ideia e trouxeram os primeiros originais para a coleção Imaginários. A impressão digital já era uma realidade e possibilitou mais lançamentos sem grandes investimentos. O dragão não era fênix, mas renascia, desta vez para ficar. Sobre o nome, o dragão é um ser fantástico universal, presente em várias culturas e imaginários e é um dos animais mitológicos que mais gosto. Nada mais justo que fosse o símbolo de uma empresa baseada na publicação de literatura fantástica e cultura pop em todas as suas vertentes.

Ademir Pascale: Quantos títulos a Draco possui hoje?

Erick Santos: São mais de 30 títulos publicados no catálogo impresso mais de 20 no digital. Queremos até o final de 2012 dobrar esses números.

Ademir Pascale: Além de escritor e editor, você também é capista. Qual foi a capa que você mais curtiu fazer? Ah, só não vale dizer que foram todas...(rs)

Erick Santos: Acho que cada capa é um desafio à parte e tento sempre diferenciar umas das outras, em técnicas e abordagens. Mas vou eleger a Vaporpunk como a que mais gostei, não porque foi prazerosa, mas porque foi a mais difícil. Tive que aprender muito sobre 3D, desde modelagem, iluminação e texturas, culminando na primeira ilustração com finalidade profissional em que usei a ferramenta. Tudo o que fiz com 3D depois dela foi muito mais fácil.

Ademir Pascale: Qual a situação da Draco hoje se comparada ao ano do seu lançamento no mercado literário?

Erick Santos: É ainda apenas o começo de um projeto ambicioso, que é ajudar na profissionalização da literatura fantástica nacional. Temos recebido um bom retorno do público, imprensa, distribuidores, autores e ilustradores, o que só nos lembra da importância desse trabalho e de por que devemos continuar.

Ademir Pascale: Além de livros vocês também estão investindo em HQs?

Erick Santos: Sim, gosto muito de quadrinhos e era a ideia inicial. O mercado de HQ é diferente, os autores já têm diversos meios para suas publicações e quero unir a experiência da Draco de literatura à desse mercado difícil, mas cheio de possibilidades.

Ademir Pascale: E o que você pode dizer sobre os ebooks da Draco?

Erick Santos: Os ebooks são a melhor maneira de alcançarmos mais leitores, oferecer preços mais acessíveis e entregar o conteúdo instantaneamente para todo o mundo. A recepção do público mais uma vez tem sido positiva, a tendência é termos lançamentos simultâneos dos livros impressos e digitais, mas também teremos produtos exclusivos, explorando as características do formato.

Ademir Pascale: Existem publicações futuras pela Draco que você gostaria de revelar?

Erick Santos: Não temos grandes segredos (risos), não. Estou muito empolgado com a adesão às antologias abertas e com os novos romancistas. Tenho grande expectativa pela coleção Imaginários em quadrinhos e o projeto Erótica Fantástica, recorde de submissões.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre a Draco e seus títulos?

Erick Santos: Em nosso site, www.editoradraco.com, e nas redes sociais: www.facebook.com/editoradraco e www.twitter.com/editoradraco

Perguntas Rápidas:

Um livro: O lobo da estepe
Um(a) autor(a): Hemingway
Um ator ou atriz: Pat Morita
Um filme: O grande truque
Um dia especial: dia do desembarque no Japão

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Erick Santos: Agradeço a oportunidade e quero convidar os leitores a conhecerem os trabalhos dos autores nacionais de literatura e quadrinhos. Há muita coisa boa por aí made in Brazil.

CLIQUE SOBRE A LOGO
 
 

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Erick Santos
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2012