ENTREVISTA COM VICENTE PAULO DE ALMEIDA
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Vicente Paulo de Almeida
 (03/10/12)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Vicente Paulo de Almeida - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Vicente Paulo de Almeida para o meio literário?

Vicente Paulo de Almeida: Na verdade o meu contato com os livros se deu há pouco tempo. Nasci e cresci na zona rural, aonde não havia escola e eu tive que trabalhar muito cedo. Quando criança (fase escolar) estudei apenas dois anos. Somente em 1990, já com 24 anos voltei a estudar. Fiz supletivo e conclui o primeiro grau. O segundo grau foi feito por apostila (curso a distância). Em 2006 iniciei o curso de Direito, foi então que comecei a ter contato mais profundo com a literatura, notadamente a literatura jurídica. Escrevi a Monografia de conclusão do curso com o “tema Ativismo Judicial, posteriormente escrevi um artigo para a revista da Faculdade intitulado “Ativismo Judicial e a Reação do Poder Legislativo”.

Ademir Pascale: Você lançou recentemente a obra “Direito, Constituição e Cidadania” (Editora Protexto, 2012). Fale um pouco sobre o seu conteúdo.

Vicente Paulo de Almeida: Neste singelo trabalho procuramos fazer uma análise histórica da evolução da cidadania e do Direito Constitucional ao longo da História, correlacionando a evolução do Direito Constitucional com o avanço dos direitos da cidadania.

Ademir Pascale: “...apesar de persistirem graves problemas sociais a Constituição promulgada em 1988 atendeu aos anseios da sociedade e, através de seus princípios e mecanismos de controle de constitucionalidade, tem possibilitado a evolução da cidadania, trazendo inclusão para grupos sociais que sempre estiveram à margem da sociedade”. Neste trecho da sinopse da obra “Direito, Constituição e Cidadania”, quais seriam os princípios e mecanismos de controle de constitucionalidade que tem possibilitado a evolução da cidadania?

Vicente Paulo de Almeida
: Os princípios seriam os princípios gerais constitucionais, ou seja, aqueles princípios abertos que permitem ao julgador a ponderação como método de interpretação/aplicação do Direito e de resolução dos conflitos entre valores e bens constitucionais, como o princípio da dignidade da pessoa humana, princípio da solidariedade, principio da moralidade; quanto aos mecanismos de controle me refiro às ações constitucionais como: o Mandado de Injunção, a ADPF (arquição de descumprimento de preceito fundamental), entre outras com ADI e o MS. Vale lembrar que temas polêmicos como aborto de anencéfalos e união homoafetiva foram decididos pelo STF por meio de ADPF.

Ademir Pascale
: Para quem você indicaria a leitura do seu livro?

Vicente Paulo de Almeida: Para todos aqueles que se interessam pelo estudo da história, pois precisamos conhecer o passado para influenciar no presente.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar desta obra?

Vicente Paulo de Almeida
: Poderão adquiri-lo no site da Editora Protexto ( www.protexto.com.br)

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Vicente Paulo de Almeida: Sim, pretendo iniciar uma pesquisa sobre a evolução dos Direitos Humanos.

Perguntas Rápidas:

Um livro: A Constituição na Vida dos Povos da Idade Média ao Século XXI.
Um(a) autor(a): Dalmo de Abreu Dallari
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Central do Brasil
Um dia especial: Todos os dias são especiais, mas destaco o 1º dia da faculdade, este foi marcante, pois era um sonho de décadas.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Vicente Paulo de Almeida: Sim, agradecer por esta entrevista, que certamente contribuirá pela divulgação do trabalho e recomendar àqueles que lerem o livro que façam seus comentários no site da editora, para que possamos aprimorar para o futuro.

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Vicente Paulo de Almeida
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2012