ENTREVISTA COM O ESCRITOR JOSÉ PEDROSA
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor José Pedrosa
 (28/06/13)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

José Pedrosa - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Como foi o início de José Pedrosa para o meio literário?

José Pedrosa: O início deu-se de forma tímida, com crônicas, artigos, contos, cordéis e sonetos, que eram engavetados. Durante o curso de jornalismo, os textos, aos poucos, foram sendo publicados em jornais acadêmicos.

Ademir Pascale: Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Jornalismo pela Universidade Potiguar, você escreveu as obras "Jesus, o Papa-jerimum", "Clóvis Sarinho, Personagem e Narrador da História da Medicina", "Versos Sacânicos", "Dieta da Poesia" e "Como Fazer um Deputado". Você escreve sobre influência da sua formação? Caso sim, fale um pouco mais.

José Pedrosa: Desempenhou grande importância na minha formação de escritor e poeta o meu envolvimento com a cultura popular, principalmente a literatura de cordel, a leitura Machado de Assis e de clássicos da literatura mundial.

Ademir Pascale: "Como fazer um deputado", é o título bem sugestivo do seu livro. Fale mais sobre o conteúdo e sua inspiração para escrevê-lo.

José Pedrosa: O livro “Como Fazer um Deputado” reúne 49 cordéis, com temas diversificados. O texto que dá nome ao livro é uma crítica debochada aos nossos políticos, com uma boa pitada de humor. Cada texto do livro teve uma motivação especial que serviu de inspiração.

Ademir Pascale: Como autor de vários livros, qual foi o que mais lhe marcou e por quê?

José Pedrosa: O que mais me marcou foi “Jesus, o Papa-jerimum”. Não só por ter sido o primeiro livro publicado mas também por ter exercitado a liberdade de criação. Obrigou-me a adaptar o Novo Testamento à nossa cultura popular, narrando a trajetória de Jesus pelo nordeste brasileiro, com um bom recheio de nonsense e humor.

Ademir Pascale: Como os interessados em adquirir um dos seus livros deverão proceder?

José Pedrosa: Para adquirir “Como Fazer um Deputado” ou “Dieta da Poesia” basta entrar no site: www.clubedeautores.com.br. Os outros livros, com edições esgotadas, aguardam novas publicações.

Perguntas Rápidas:

Um livro: “Dom Quixote de La Mancha”.
Um(a) autor(a): Antonio Torres
Um ator ou atriz: Lima Duarte
Um filme: Cidadão Kane
Um dia especial: Dia de Natal

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

José Pedrosa: O hábito da leitura deve ser exercitado no nosso cotidiano. Mario Quintana dizia: “os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”. Aos responsáveis pela educação no nosso país compete incentivar o nosso povo à leitura. Os autores têm a obrigação de oferecer aos leitores livros de boa qualidade.

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 
Como fazer um deputado - José Pedrosa

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: José Pedrosa
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2013