ENTREVISTA COM O ESCRITOR SR. ARCANO
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista o escritor Sr. Arcano
 (09/05/14)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Sr. Arcano - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Olá, Sr. Arcano! Para iniciarmos gostaria de saber como foi o seu início no meio literário.

Sr. Arcano: No bom sentido, foi bastante obscuro. Eu publicava apenas para amigos, através de fanzines que eu distribuía pelo correio. Nessa época (14 anos atrás), meus contatos eram feitos dessa forma, por cartas (eu não usava a internet). Eram centenas de pessoas, das quais muitas mantenho amizade até hoje. Lembro que, na época, meus pais ficavam loucos com isso, e minha irmã brincava, dizendo que eu era “um cara famoso”, pois recebia uma média de cinquenta cartas por semana.
Eu tinha um fanzine chamado “Arcanum”, com escritos meus, além de uma obra, também em formato de fanzine impresso, chamada “Anjo Soturno”. Esses meus trabalhos eram enviados para contatos muito restritos, que tinham o mesmo gosto musical e literário que eu. A maioria composta por góticos e metaleiros com eu. Eu era jovem, tinha 18 anos e muitos escritos engavetados que eu não tinha coragem de compartilhar com ninguém. Mas os tempos mudaram. Dois anos depois veio a internet, e com ela a primeira editora: A Multifoco, que publicou meu primeiro livro: “Os contos proibidos do Sr. Arcano”, que foi um sucesso de lançamento na Bienal de São Paulo. Durante todo o período que o livro ficou na Bienal, com um cartaz que mostrava a capa do mesmo, foi um dos trabalhos mais vendidos da editora no evento. E eu só pude ficar durante uma hora durante esse período, porque tinha outros afazeres. Mesmo assim, nessa uma hora autografei 50 livros. O que foi uma surpresa para mim.
Depois, vieram mais livros, como Sete Sombras e uma vela, dessa vez de poesia, que foi publicado de forma independente. Eu sempre adorei poesia desde que comecei a escrever, e sempre gostei de ser independente.

Ademir Pascale
: Já bem conhecido no fandom, como e quando surgiu o site Sombrias Escrituras (www.sombriasescrituras.net)?

Sr. Arcano: Como eu tinha muitos amigos que também escreviam, tive a ideia de publicar um fanzine impresso com contos, poemas e pensamentos deles. Daí surgiu o “Sombrias Escrituras”, em Janeiro de 2002, que passei a publicar com uma periodicidade bimestral. Foi um sucesso enorme! Eu fazia tudo no computador, imprimia e depois ia na rua tirar cópias nas máquinas de xérox. Eram enviados pelo correio mais de cinquenta fanzines para vários contatos, que pagavam dois reais para cobrir os custos de impressão e selos. Os autores publicados recebiam um exemplar de graça. Eu tinha várias pastas em casa, de muito material que me enviavam para publicar (poemas, contos, desenhos, etc.). O fanzine era muito bem feito, eu conseguia tirar cópias de qualidade e grampear as folhas de forma que ficasse no formato de uma revista.
Em 2002 criei um site para o fanzine, e pude organizar melhor os pedidos. Mas depois não tive mais tempo de continuar o trabalho gráfico, então todo o conteúdo passou para o site, que continua na ativa até hoje.

Ademir Pascale
: Você é organizador da obra "Sombrias Escrituras - Volume 2" (Literata, 2014). Poderia comentar?

Sr. Arcano: É um trabalho primoroso! Imagine, conseguir reunir em um livro vários contos de terror de autores contemporâneos nacionais, além de vários poemas, também de autores atuais daqui do Brasil. Tudo com ilustrações perfeitas para cada texto, envolvendo a temática de terror e horror de Sombrias Escrituras!
Essa antologia tem desde autores conhecidos a novos talentos que tive a oportunidade de descobrir durante o processo de inscrição. Foram muitos textos que tive de selecionar, e só os melhores passaram. É claro que tive de deixar alguns muito bons de fora, mas isso faz parte do processo de organização de uma antologia.
Nesse volume, consegui a proeza de reunir poemas e contos com o mesmo tema. Esse foi o diferencial em comparação com o volume 1.

Ademir Pascale
: Como foi a receptividade dos leitores com o volume 1 de “Sombrias Escrituras”?

Sr. Arcano: Foi muito boa. No lançamento tive a presença de alguns autores, que deram até uma entrevista em vídeo, cada um, falando sobre seus contos publicados (disponível no site Sombrias Escrituras). Mas ficou no ar um gosto de quero mais. O limite de páginas e de caracteres por conto é algo que sempre atrapalha, e muitos autores se vêem limitados no processo de criação. Além disso, os leitores sempre comentam: “mal posso esperar pelo segundo volume”, porque na época eu já tinha anunciado mais um volume. Isso quer dizer que, realmente, ler Sombrias Escrituras é viciante para quem curte o gênero!

Ademir Pascale
: Poderia destacar um trecho do "Sombrias Escrituras - Volume 2" especialmente para os nossos leitores?

Sr. Arcano: Tem um conto que gosto muito, de Mario Carneiro Jr., chamado “O lençol’. É inebriante! Mas vou destacar um trecho do poema “Serena”, de Barata Cichetto. Grande poeta:
“Não tenham, crianças do Sol, medo da minha escuridão
Pois embora recorde a morte sou vida, não sou podridão
Há prisioneiros em mim arrastando suas correntes de dor
E há sangue nas sarjetas escuras, lágrimas de um ditador.”.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar de Sombrias Escrituras - Volume 2"?

Sr. Arcano: Podem comprar diretamente pelo site www.sombriasescrituras.net ou enviar um e-mail para: livros@senhorarcano.com - O pagamento pode ser feito através de boleto bancário, depósito ou cartão de crédito. Atualmente o livro está sendo vendido por R$ 37,00 (frete grátis para todo o Brasil).

Ademir Pascale
: Existem novos projetos em pauta?

Sr. Arcano: Estou organizando atualmente uma antologia chamada “Literror”, que terá as inscrições abertas até 1 de outubro deste ano, e futuramente pretendo abrir as inscrições para o volume 3 de Sombrias Escrituras. Pretendo fechar essa antologia em 4 volumes. Estou vendo se consigo manter a seguinte proposta para cada volume: volume 2: contos e poemas; volume 3: contos, poemas e artes gráficas; volume 4: contos, poemas, artes gráficas e entrevistas com vários autores que participaram de um dos quatro volumes. Espero conseguir essa proeza!

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre você e seus livros?

Sr. Arcano: Através de meus sites:
1. Sombrias Escrituras: www.sombriasescrituras.net
2. Senhor Arcano: www.senhorarcano.com
3. Contos Proibidos: www.contosdoarcano.blogspot.com.br 
4. Niger Noctem: www.nigernoctem.com
5.

Perguntas rápidas:

Um livro: Eu, de Augusto dos Anjos.
Um(a) autor(a): Edgar Allan Poe.
Um ator ou atriz: Isabelle Fuhrman, por sua interpretação em “A órfã”. Mas sempre fui fã de Ingrid Pitt e Vincent Price.
Um filme: Número 23, com Jim Carrey.
Um dia especial: Não tenho data específica. Todo dia será especial se fizermos dele um dia especial.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Sr. Arcano: Gostaria, primeiramente, de agradecer a você, Ademir Pascale, pela entrevista, e dizer que muitos textos completos de minha autoria estão disponíveis em meu site (senhorarcano.com), pois sou da opinião de que, se um autor quer ser lido e aprovado, ele deve primeiro oferecer um pedaço para o leitor provar. Abraços! 

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

Sombrias Escrituras - Volume 2 - Noite Aterrorizante - Sr. Arcano (organizador)

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Sr. Arcano.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2014