ENTREVISTA COM A ESCRITORA ERIKA MENDONÇA
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista a escritora Erika Mendonça
 (30/05/14)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Erika Mendonça - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Erika Mendonça no meio literário?

Erika Mendonça: Sempre tive vontade de escrever um livro, pois minha vocação literária foi muito estimulada pelos meus pais desde pequena. Durante muito tempo, principalmente na adolescência, descobri um novo universo ao escrever poemas. Ali descobri um novo mundo, uma nova forma de enxergar a vida e a mim mesma. Após o período da adolescência, veio a vontade de escrever algo mais concreto, de passar uma mensagem minha pro mundo, mas a forma de como fazer isso, sempre me atrapalhava um pouco... Pensava: Escrever sobre o que? Tenho tanta coisa pra falar, mas de que forma fazer isso?
Então, tive um insight! Um belo dia, descobri que poderia unir o útil ao agradável! Por que não escrever um livro contando toda a minha trajetória no Aikido, meu caminho de vida? A idéia pra mim, foi sensacional, porque não havia livros romanceados sobre Aikido, apenas livros técnicos, geralmente um pouco cansativos, descritivos demais e com muitas fotos. Aproveitei então, para mesclar uma história meio que autobiográfica, com ficção e fazer um paralelo do dojo marcial, com o dojo da vida, ou seja, fazendo analogias com situações emocionais e psicológicas que enfrentamos tanto no treino marcial, quanto na vida. Assim, contei minhas duas histórias: A da vida marcial, e a da vida real!

Ademir Pascale: Você é autora da obra "Aikido, Vencendo a si mesmo" (Clube de Autores). Poderia comentar?

Erika Mendonça: Claro! Como bem falei anteriormente, esse livro, não conta apenas a trajetória de uma pessoa nas artes marciais, ele vai além, pois busca tratar de forma simples e descomplicada, as dificuldades que toda e qualquer pessoa passa ao enfrentar situações difíceis na vida. Queria escrever um livro que fosse ao mesmo tempo, um livro sobre Aikido, descrevendo as técnicas, suas formas de execução e as principais dificuldades e desafios que todo praticante, iniciante ou não enfrenta, e também, um livro que desnude , de forma bem sutil e verdadeira, as mazelas do ego humano... a vaidade, o orgulho, a pretensão, a insegurança... enfim... É uma história fictícia , passada no Dojo de um antigo Mestre japonês , onde este, com seus ensinamentos, guia a personagem para descobrir não só o segredo do Aikido mas também o segredo do sentido da vida.
Por isso o livro se intitula Aikido, vencendo a si mesmo, pois o nosso maior adversário na vida, somos nós mesmos.

Ademir Pascale: Para quem você indicaria o seu livro?

Erika Mendonça: Para o leitor que , claro, goste de Aikido, mas que também goste de um autor honesto, sincero com as emoções humanas, que está sempre em busca de um sentido maior dessa nossa existência. Indico para o leitor que queira se entender primeiramente como indivíduo para depois, se aventurar de peito aberto nessa aventura desafiadora e fantástica, chamada convivência com o próximo.

Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Erika Mendonça
: “O Mestre só aparece quando o caminho a ser trilhado, já foi traçado pelas mãos do destino. “

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar de “Aikido, Vencendo a si mesmo"?

Erika Mendonça: É simples, basta acessar o link do livro no Clube de Autores e fazer a compra diretamente no site: Clique aqui.

Ademir Pascale
: Existem novos projetos em pauta?

Erika Mendonça: Sim, com certeza! Estou pensando em escrever mais sobre o ego humano , suas dificuldades , seus anseios e claro a forma mais simples de realizar nossos sonhos e sermos felizes.

Perguntas rápidas:

Um livro: Quando Nietzsche chorou.
Um(a) autor(a): Clarice Lispector
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: O fio da navalha
Um dia especial: O dia em que me tornei faixa preta.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Erika Mendonça: O que importa nessa vida, parafraseando Nietzsche, é :
“Viva a vida, não seja vivido por ela” ou seja, o nosso presente é literalmente o presente dado a todos nós por Deus; cabe-nos apenas, valorizá-lo o máximo possível desempenhando a mais singela e essencial tarefa do ser humano: a de ser feliz!

Para quem não me conhece, sou carioca, advogada, praticante de Aikido desde 1992, rosacruz e iniciante no caminho do Budismo. Busco na vida, a simplicidade da verdade e a autenticidade das emoções humanas.
Facebook: Erika Mendonça
Blog: hajimesatori.blogspot.com      

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

Aikido - Vencendo a si mesmo - Erika Mendonça

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Erika Mendonça.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2014