ENTREVISTA COM O ESCRITOR EDUARDO KASSE
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista o escritor Eduardo Kasse
 (22/08/14)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Eduardo Kasse - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Eduardo Kasse no meio literário?

Eduardo Kasse: Quando lancei o livro “O Andarilho das Sombras”, primeiro livro da Série Tempos de Sangue, em 2012, eu pouco entendia do meio literário. Sempre fui um leitor ávido, um grande consumidor de histórias de vários gêneros, entretanto, eu nunca tinha participado de listas, de eventos, não tinha contatos com autores e outros profissionais do livro.

Uma das minhas vertentes da minha carreira, o marketing de conteúdo, está atrelada fortemente ao mundo corporativo e, antes de me lançar no mercado literário, era esse mundo que me envolvia completamente, entende?

Então, confesso, que os primeiros momentos, os primeiros passos foram difíceis e até mesmo complicados, pois eu não tinha muitas referências e interações com outros profissionais do livro.

Mas como eu decidi entrar de cabeça no meio literário, como sempre tive clara a ideia de que, para avançar nessa área eu precisava ser tão profissional quanto no meu trabalho com o marketing de conteúdo, fui aos poucos vencendo as barreiras, “apresentando-me” às pessoas e conquistando o meu espaço.

Consegui dividir a minha vida profissional nessas duas vertentes e estou trabalhando para a literatura ganhar cada vez mais força.

Hoje posso afirmar: tenho ótimos amigos no meio literário e muitos parceiros com os quais sempre troco ideias, interajo e compartilho experiências. Aprendo muito com eles e também colaboro no que posso. E isso é muito gratificante.

Essas trocas só nos enriquecem.

Ademir Pascale: Você é autor da série "Tempos de Sangue" (Draco). Poderia comentar?

Eduardo Kasse: Quando fiz o planejamento do meu primeiro livro, tinha certeza que seria uma série. Tanto que, quando apresentei o “Andarilho” ao Erick Sama, já contei os meus planos e ele prontamente abraçou a ideia.

E por que uma série? Porque eu quero apresentar aos leitores vários imortais, de culturas diferentes, com crenças diferentes e experiências de vida muito distintas. Quero criar histórias que se entrelacem e se desenvolvam no decorrer dos livros.

No primeiro, eu trouxe Harold Stonecross, um inglês criado como pagão, filho de um rico senhor de terras, que desde criança se tornou um “andarilho” pela Inglaterra. Apresentei também personagens muito importantes para a trama como Liádan e Stella e do intrépido Edred.

No “Deuses Esquecidos”, segundo livro da série, conto a história de Alessio di Ettore, um camponês, analfabeto, simples e temente a Deus. Ao contrário de Harold, ele não aceita o que aconteceu com ele e busca respostas para dilemas como: pode um demônio bebedor de sangue ainda ser amado por Deus? A culpa e o desespero o perseguem durante toda a sua jornada.

No terceiro livro, “Guerras Eternas”, trago novamente Harold Stonecross como protagonista, que agora precisa lidar com o Stephen Langton, arcebispo de Canterbury, que está mobilizando forças para acabar com as mortes na região. Algumas causadas por Harold, outras não!!! E ele não vai poupar esforços para erradicar o mal definitivamente.

Assim a série vai se construindo. Tenho ainda o conto “Sobre guerras e deuses” que narra a história de Buddug (mais conhecida como Boudicca) e a sua luta contra os invasores romanos. E nas próximas semanas teremos o lançamento de mais um conto, dessa vez com um imortal ateniense, que fará parte do 4º livro. Mas deixa eu parar aqui para evitar os spoilers!

Ademir Pascale: "O Andarilho das Sombras", "Deuses Esquecidos" e "Guerras Eternas". Dos três livros, qual mais lhe marcou e por quê?

Eduardo Kasse: Pergunta difícil, pois nós “amamos” loucamente cada livro, até estarmos envolvidos com o próximo. Ahahah.

Brincadeiras a parte, considero “O Andarilho das Sombras” como o mais marcante, pois foi meu livro de estreia na fantasia histórica medieval e foi o meu cartão de visitas, tanto para o público quanto para outros autores conhecerem o meu trabalho.

Ademir Pascale
: Poderia destacar um trecho do "Guerras Eternas" especialmente para os nossos leitores?

Eduardo Kasse: Tem uma cena que resume bem o tema “guerras eternas”:

– Um está morto, duas estão sumidas, fugiram, desapareceram, sei lá! E ainda há dois demônios entocados lá dentro – earl Gareth falou para o bispo Gilbert Glanvill. – Estão muito feridos, queimados até os cabelos.
– Conseguem lutar? – o bispo estreitou os olhos, mas não conseguiu enxergar nada. As últimas claridades do dia se findavam e com elas a melhor vantagem que tinham.
– Lutam como feras acuadas – massageou a barriga dolorida por causa do soco que levara. – Olhe ao redor, bispo, veja quantos mortos. Não vão ser mais vinte homens que conseguirão detê-los.
No pátio de armas, nas muralhas, em todos os lugares havia cadáveres e moribundos.
– Podemos acabar com eles? – o bispo segurava seu crucifixo de ouro.
– Vai ser difícil – o earl cuspiu –, mas para Deus nada é impossível, não é?
– Deus está do nosso lado – a voz do bispo saiu esganiçada.
– Imagine se estivesse contra nós – tocou o saco.


Ademir Pascale: Se você fosse listar uma trilha sonora para "Tempos de Sangue", qual seria?

Eduardo Kasse: Uma trilha somente é difícil, porque eu ouço as músicas segundo o “estilo” de cada cena escrita, mas acho que as bandas/artistas que mais repeti durante os trabalhos foram esses:

• Iron Maiden;
• Ronnie James Dio;
• Black Sabbath;
• Judas Priest;
• Skid Row;
• Led Zeppelin;
• AC/DC.
Também ouvi alguns instrumentais medievais e cantos gregorianos para uma imersão, mas a lista acima fazia parte das minhas noites!

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar dos livros da série "Tempos de Sangue”?

Eduardo Kasse: Bem, todos os livros estão à venda no site da Draco (www.editoradraco.com) com frete incluso para todo o Brasil. Os livros impressos e e-books também podem ser adquiridos nas principais livrarias como Cultura: clique aqui. Saraiva: clique aqui. Amazon.br: clique aqui. E Kobo: clique aqui. E, quem tiver alguma dúvida, pode entrar em contato comigo!

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Eduardo Kasse: Sim! Tenho alguns contos para sair em coletâneas da Draco – não são da Tempos de Sangue, mas têm a minha identidade, a pegada medieval. Além disso, estou escrevendo um conto da Série (sobre um imortal japonês), e assim que acabá-lo começo as pesquisas e a produção do 4º livro.

Em paralelo sou um dos organizadores da seleção Samurais X Ninjas - http://blog.editoradraco.com/2014/04/samurais-x-ninjas-coletanea-guia-para-submissao-de-contos/ - no qual participarei também com um trabalho. E certamente teremos textos excelentes.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre você e as suas obras?

Eduardo Kasse: As pessoas podem me achar pelo meu site: www.eduardokasse.com.br, pelo blog: www.eduardokasse.com.br/blog  e pelas redes sociais: Facebook  e Twitter.

Agora quem quiser saber mais sobre a Série Tempos de Sangue pode acessar: http://temposdesangue.com.br e a fan page: https://www.facebook.com/temposdesangue 

Perguntas rápidas:

Um livro: Portões de Fogo, Steven Pressfield
Um(a) autor(a): Tolkien e Bernard Cornwell
Um ator ou atriz: Antony Hopkins
Um filme: Full Jacket Metal – Nascido para matar
Um dia especial: 22/09/2000 – quem quiser saber mais pode me perguntar!

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Eduardo Kasse: Ademir, muito obrigado pelo convite e pelo papo. Agradeço também meus leitores pelo apoio, pelas interações pelas críticas e elogios. Saibam que busco fazer o melhor para lhes oferecer livros dignos e cativantes.

E quem ainda não me conhece como autor, fica o convite: se você gosta do medieval roots, cru e sem freios, recomendo meus livros e contos. Se gosta de vampiros e deuses, mais ainda!

Podem me procurar sem qualquer receio que iremos trocar muitas ideias.

Até mais! 

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

Guerras Eternas - Eduardo Kasse

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Eduardo Kasse.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2014