a
Entrevista com Francisco Juska Filho
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o artista gráfico e cartunista, Juska.
(08/08/04)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Juska é artista gráfico e cartunista, já desenvolveu centenas de ilustrações, mascotes e quadrinhos para empresas, agências, jornais, revistas e salões de humor. Foi premiado várias vezes com o seu ótimo trabalho. Atualmente trabalha em seu estúdio em Porto Alegre, e hoje vai falar um pouco mais sobre sua carreira para os internautas do "Cranik"

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Olá, Juska! Gostaríamos de saber como foi o início de sua carreira e quais foram suas maiores dificuldades.

Juska:  Comecei profissionalmente na publicidade, desenhando as imagens e as letras do anúncio. Me fingindo de computador... Ao mesmo tempo já ia desenhando cartuns, charges e quadrinhos. Publicava alguma coisa nos jornais já na época , 1974, por aí... Tinha um jornal aqui em Porto Alegre, Folha da Manhã, que tinha uns coleguinhas muito legais, verdadeiros heróis (Fraga e Edgar Vasques) que davam a maior força e espaço pra gurizada de então. Existe até um livro chamado QI14 (reunia 14 cartunistas) que é uma prova da existência desta época...

Ademir Pascale: É possível trabalhar e se divertir ao mesmo tempo?

Juska: Sim, Ademir. Mas é sempre preferível trabalhar mais antes e se divertir com o pagamento...

Ademir Pascale: Achei muito interessante os Cartuns “Ônibus http://planeta.terra.com.br/arte/jusarte/onibus_cartum_.jpg e Médico x Morte http://planeta.terra.com.br/arte/jusarte/medico_morte.jpg  ”, poderia fazer um comentário sobre os mesmos?

Juska: O cartum do Ônibus é humor negro em cima de quem já vive um cotidiano sem humor nenhum... O cartum do MédicoxMorte brinca com a missão que a medicina , em tese, teria...

Ademir Pascale: Você já fez trabalhos para revistas, jornais ou TV? Se sim, quais?

Juska: Sim. Revistas das mais diversas: Status(lembra?), Planeta, algumas em quadrinhos (cheguei a editar uma chamada “Mega”quadrinhos, junto com Flávio Braga, Adão Iturrusgarai e a Adriana Lunardi), oPasquim original do Jaguar. Para TV, até agora pouca coisa, restrita à região e de finalidade mais publicitária.

Ademir Pascale: Como foi o seu trabalho com a literatura infantil? Você usou alguma inspiração para desenvolver a mesma?

Juska: Tive e tenho que me reciclar para fazer esse tipo de trabalho. É pra lá de interessante. A inspiração são as minhas próprias referencias e imagens
da infância.

Ademir Pascale: Como foi o início da informatização nos seus trabalhos? Você teve que fazer algum curso específico?

Juska: A informatização é outra parada onde você fica mesmo é o tempo todo aprendendo. Sem jamais receber um diploma...Fiz um cursinho breve de Photoshop, Mas oresto vou aprendendo com os coleguinhas e com a literatura.
Quanto a se iniciar, sem problemas comigo. Já com o computador...

Ademir Pascale: Você poderia citar algum prêmio ganho com os seus trabalhos?

Juska: Ademir, ganhei alguns quando participava mais de salões. Um dos primeiros foi em Piracicaba (SP) em 1978, se não me engano... Depois vieram mais alguns, até no Japão.

Ademir Pascale: Além de cartuns, ilustrações, quadrinhos, tiras, criação de mascotes, cartazes e trabalhos para a literatura infantil, você desenvolve passatempos, caricaturas ou outros tipos de trabalhos?

Juska: Todo e qualquer negócio ligado a área, Ademir. Manda vir que damos tratos a bola.

Ademir Pascale: Algo que eu sempre pergunto aos cartunistas e ilustradores é: Você acha importante as escolas mudarem o seu meio de aprendizado através de HQs? Para que os alunos tenham um melhor aproveitamento nos estudos?

Juska: Não só através de HQs. Também através de todo recurso visual que facilite o aprendizado. Eu diria que as opções não tem fim.

Ademir Pascale: Uma vez ouvi o seu nome ser citado no programa do Jô Soares, na criação de ilustrações para um cd de ópera. Poderia nos falar um pouco sobre esse trabalho?

Juska: É um trabalho muito bacana do Nico Nicolaiewsky http://www.operaatomica.com.br  (aquele do”Tangos e Tragédias”). As músicas estão uma delícia, vale a pena ouvir. E as letras narram uma história que valia a pena desenhar. Daí o Nico me honrou com um convite para quadrinizar a letra. Foi um trabalho em conjunto que gostei muito de fazer. Não dá pra esquecer o belo projeto gráfico feito pelo Roberto Silva, um baita grafista.

Ademir Pascale: Para contratar os seus serviços de ilustrações, tiras, criação de mascotes, cartazes e etc, como devemos proceder? Pode nos deixar o seu contato?

Juska: Com prazer, Ademir! Meu e-mail é jusarte@terra.com.br fone fax 33110327 (Porto Alegre) E o site está à disposição por enquanto no http://www.jusarte.cjb.net

Ademir: Muito obrigado pela entrevista, desejo muito sucesso na sua carreira.

Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale.
Entrevistado: Francisco Juska Filho
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com        

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui        

 


© Cranik - 2003/2012