a

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA DO FILME "FALE COM ELA"   
por Keila Vieira - Fotojornalista, colaboradora e crítica de cinema - keila.vieira@ig.com.br 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


FALE COM ELA - (FOTO DIVULGAÇÃO)

FALE COM ELA

CRÍTICA - FALE COM ELA: As cortinas se abrem, nos deparamos com duas mulheres em estado de sonambulismo em meio à inúmeras cadeiras. Temos a impressão de que elas, com seus movimentos intranqüilos pelo cenário poderão trombar e mesmo cair ao se defrontar com esses empecilhos. Entretanto, aparece um homem com feições tristes e retira as cadeiras do lugar por onde essas mulheres passarão. E dois homens apreciam comovidos e conseqüentemente nos induzem a acreditar que são amigos. Porém são desconhecidos, embora se encontrem em Madri meses depois, por um fato em comum os dois são apaixonados por mulheres em coma irreversível, mas em termos. Pois, “Fale com Ela” (“Hable con Ella”, Espanha, 2002), de Pedro Almodóvar, nos instiga a esperança de recuperação. O filme inicia-se onde “Tudo sobre minha Mãe” (1999) termina, em um palco, com o desempenho de “Café Muller”, da coreógrafa alemã Pina Baush.

O primeiro desses homens é o enfermeiro Benigno (Javier Camara), responsável por cuidar de Alicia (Leonor Watling), uma bailarina em coma há 4 anos. Assim, podemos nos deparar com cena de banho em um corpo nu e inerte. O segundo homem é um escritor de guias de turismo, Marco (Dario Grandinetti) se interessa pelo desfecho do caso amoroso da toureira espanhola Lydia (Rosario Flores) com seu colega de trabalho. A partir disso Marco e Lydia começam um romance. Mas, durante o percurso para a arena, onde a toureira realizaria uma apresentação com um comportamento suicida deixa com que o touro atinja, provocando o coma.

E é dessa maneira com que os dois homens se conhecem. Marco não consegue lidar com a amada inerte. Contudo vê a posição de Benigno com Alicia e começa a interagir com o estado da namorada. Benigno diz a Marco: “O cérebro da mulher é um mistério. Ainda mais nesse estado.” Os personagens masculinos de “Fale com Ela” deixam transparecer seus anseios, inseguranças e frustrações ao estarem frente ao sexo oposto. O filme trata o tema de que as mulheres são um mistério para os homens, e vice-versa. As mulheres mesmo sem participação ativa no filme são tão intensas como se estivessem em sã consciência.

Amoldóvar usa uma narrativa não-linear através de flashbacks para explicar a situação dos personagens. E é dessa forma que conhecemos a maneira como Benigno conhece Alicia e, por isso, podemos entender porque o enfermeiro conhece tanto sua paciente. Pedro Amoldóvar insere em “Fale com Ela” um curta metragem de sua autoria, “O Amante Minguante”. E isso constitui-se em uma chave para o que irá acontecer posteriormente. Conta a história de um homem obeso, que se propõe a tomar um experimento feito com o propósito de fazer as pessoas perderem peso. Ao beber o experimento o protagonista encolhe até atingir o tamanho de um polegar. Na cama da namorada, resolve se alojar em suas partes íntimas para o resto da vida.

Título Original: Hable con Ella
Gênero: Drama
Duração: 113 min.
Ano: Espanha / 2002
Distribuidora: Fox Film
Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar
Site Oficial: Clique Aqui

FILME - FALE COM ELA
Cena do Filme FALE COM ELA(Foto Divulgação)

FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítica: Keila Vieira - Fotojornalista, colaboradora e crítica de cinema - e-mail: keila.vieira@ig.com.br - Blogwww.talhoseretalhos.blogspot.com

Indique esta matéria para um amigo!

 


© Cranik - FILME - FALE COM ELA