COMPARE PREÇOS
ARTES MARCIAIS

  BONECO ARANHA

BOX ROCKY

BRINQUEDOS

CESTAS E ARRANJOS

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA "KUNG FU PANDA"   
por Jonatas Turcato Syrayama - syrayama@yahoo.com.br  
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

KUNG FU PANDA
AGENTE 86 - (Foto Divulgação)

CLIQUE AQUI E COMPARE O PREÇO DE DVD'S.

Kung Fu Panda: Uma fábula Moderna

CRÍTICA - KUNG FU PANDA: Sou do tempo em que desenhos bons eram os desenhos da Disney, e se não era Disney, não eram bons. Esse tempo já passou e hoje, a Dreamworks tem seduzido um grande público misto. Kung Fu Panda é um desses lançamentos em que você leva sua mãe, sua vó, sua mulher, seus filhos e até os pentelhos dos seus sobrinhos. Muita pipoca, risadas e diversão para toda a família.
Po é um gordo e desajeitado panda. Apesar de trabalhar com o pai (um ganso) num pequeno restaurante, sonha em ser um grande mestre de Kung Fu. Por uma obra do destino (ou acidente), é escolhido pelo grande Mestre para se tornar o Guerreiro do Dragão. Apesar de ser um grande fã de artes marciais, Po não leva o menor jeito no treinamento convencional. O problema é que um antigo discípulo do mestre Shifu, a perigoso Tai-Lung foge da prisão e está voltando para reclamar seu direito como o verdadeiro Guerreiro do Dragão. E agora, como treinar o desastrado panda em tão pouco tempo?
A Fábula e a Didática
A princípio o desenho é um ótimo entretenimento, leve e simples para toda a família, a animação gráfica enche os olhos e talvez isso possa bastar. Há ação para os amantes das artes marciais, há comédia para os amantes do riso mas, se fizermos uma pequena análise, há também os ensinamentos zen por detrás de toda a simplicidade. Talvez esse seja um defeito meu por ser professor, mas... Analisando superficialmente, temos em Kung Fu Panda, uma fábula moderna. O que vêm a ser uma fábula? Uma narrativa onde os personagens geralmente são animais com características humanas, (o zen mestre Oogway por exemplo é uma tartaruga), e ao final da história temos uma lição de moral. E assim como em Shrek, por exemplo, o ensinamento é o das pessoas se aceitarem como realmente são. É uma fábula moderna, que gira em torno de inversões de valores que vivemos atualmente em nossa sociedade (também podemos ver isso no Shrek 2, a vilã é a Fada Madrinha) valorizando o caráter, o espírito e outras qualidades abstratas. Em um tempo onde os jovens e crianças são bombardeados com padrões de beleza e estética já pré-definidos às vezes (se não sempre) precisamos lembrar que nem tudo é beleza exterior. Que mal há em ser um panda gordinho?
Para não divagar demais e acabar fazendo tornando um entretenimento um laboratório de literatura e sociologia, atenção especial para a relação professor-aluno entre Po e o mestre Shifu. Além de ser, algumas das seqüências mais divertidas do filme, o treinamento de Po é algo fantástico. Apenas quando o mestre percebe que precisa mudar sua forma de ensinar é que realmente o processo ensino-aprendizagem se concretiza e Po aprende. Nos faz lembrar daqueles filmes antigos de Kung Fu, onde o treinamento nada ortodoxo acaba ensinando os heróis também nada convencionais. Vale a pena!

FICHA TÉCNICA
Gênero: Animação
Duração: 99 min.
Origem: EUA
Distribuidora: Paramount Filmes
Direção: Mark Osborne e John Stevenson
Roteiro: Dan Harmon, Rob Schrab 

CLIQUE AQUI E COMPARE O PREÇO DE DVD'S.

 
Trailer do filme "KUNG FU PANDA" - Foto divulgação

 FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Jonatas Turcato Syrayama - Crítico de Cinema - syrayama@yahoo.com.br

Indique esta matéria para um amigo!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

 


© Cranik - KUNG FU PANDA - (FILME KUNG FU PANDA)