a


Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA "O BANHEIRO DO PAPA" 
por Renato Alves - rjasss@hotmail.com
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


O BANHEIRO DO PAPA - FOTO DIVULGAÇÃO

CRÍTICA: O BANHEIRO DO PAPA - Filmes com nomes incomuns são corriqueiros e provam que no mundo do cinema a criatividade está presente do inicio ao fim da produção. Uma das últimas provas desse conceito na sétima arte é o filme O Banheiro do Papa. Mas, não se engane. Esse longa-metragem é muito, mas muito mais do que um simples nome pouco convencional.
Co-produção entre Brasil, Uruguai e França o principal destaque é o foco dado para o filme. O Banheiro do Papa é divertido, na medida certa, e ao mesmo tempo existem momentos sensíveis que levam as lágrimas com sensibilidade e emoção. Ou seja, um filme que une de forma excepcional comédia e drama. Suas sutis observações sobre a fé, o capitalismo, a sociedade e a mídia não parecem nunca lições de moral - e são absorvidas em meio à bem contada história.
Não nego que comecei a ver o filme com uma pulga atrás da orelha. Mas, ao ser levado para dentro dessa história não tive como não me apegar a personagens tão ricos, densos e cativantes. Agradeci cada segundo assistido. O Banheiro do Papa é recomendado para quem gosta de sentir na pele o drama dos menos favorecidos. O Banheiro do Papa é recomendado para quem se emociona com o sonho do próximo. O Banheiro do Papa é obrigatório para quem quer descobrir onde morre uma esperança e nasce outra.
Sinopse - A incrível história começa algumas poucas semanas antes da visita do papa João Paulo II a Melo, cidadezinha uruguaia quase na fronteira com o Brasil, em 1988. A presença do Sumo Pontífice causa furor na população do lugarejo, mas essa comoção não tem nada de religiosa a visita atrairá 20 mil brasileiros ao lugar. Ou mesmo 40 mil. 60, dizem alguns.
Toda essa brasileirada terá que comer, e Melo inteira prepara-se como pode para alimentá-los, sonhando com a riqueza dos Cruzeiros vizinhos. Endividam-se... e tome montagem de barracas de lingüiça, torta, bandeirola, churrasquinho, empanada...
Mas o simpático Beto tem outros planos. Pequeno contrabandista para as vendinhas locais - ele atravessa a fronteira duas vezes ao dia de bicicleta velha, carregando porcarias e fugindo dos oficiais aduaneiros -, ele pensa além de seus compatriotas. Se os brasileiros vão comer tanto assim, terão que se aliviar. Para tanto, precisarão de um banheiro! E lá vai Beto arrumar dinheiro para os blocos, canos, porta de luxo... só falta mesmo o vaso. Mas esse ele vai buscar ali, rapidinho, do outro lado da fronteira.

Distribuidora: IMOVISION
Ano: 2008

 
Trailer do filme O Banheiro do Papa - Divulgação

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Renato Alves – Jornalista e Professor de Cinema - rjasss@hotmail.com

Indique esta matéria para um amigo!

 

 


© Cranik - O BANHEIRO DO PAPA