CRÍTICA - PERDIDOS NA NOITE (Midnight Cowboy)

Crítica Especial do Filme "PERDIDOS NA NOITE (Midnight Cowboy) 
por Allan Bratfisch - allanbrat@ig.com.br  
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

PERDIDOS NA NOITE - Midnight Cowboy
PERDIDOS NA NOITE - Midnight Cowboy (Cult Film)

CRÍTICA: PERDIDOS NA NOITE (MIDNIGHT COWBOY) - Primeiro filme X-Rated (que há cenas “pornográficas”) a conquistar três Oscars da crítica.

Midnight Cowboy conta a estória de dois homens – Joe Buck (Jon Voight) e Rico “Ratso” Rizzo (Dustin Hoffman) – que ao final da década de 1960 tentam manter vivas pequenas esperanças.

Joe é um caubói sonhador e fã incondicional de John Wayne. Acompanhado por um simples rádio de pilha, sai do Texas e desembarca em Nova Iorque com um sonho: ser gigolô de mulheres ricas. Mas, a cidade das “oportunidades” não lhe oferece nada mais que dissabores.

Em meio à decepção o caubói conhece Ratso, um vagabundo que lhe aplica um golpe e pega seu dinheiro. Mais tarde quando voltam a se encontrar, Joe cobra a grana usurpada por Ratso. Porém, logo se compadece desse sujeito tuberculoso e habitante de um prédio abandonado.

Eles, portanto, selam uma amizade – a única coisa que sobra para os dois – e, unidos perambulam entre os arranha-céus sem dinheiro, comida e condições de higiene. Nesse território nova-iorquino, Joe e Ratso se transformam em duas almas perdidas e errantes.

O filme mostra como a terra da “liberdade” pode escravizar na miséria ingênuos sonhadores. Na qual a alternativa – escolhida em desespero – é o roubo, a prostituição ou a penhora de um bem, mesmo que este seja o simples rádio de pilha.

As imagens do drama – dirigidas por John Schlesinger – são surpreendentes e bem criativas, quase inconcebíveis para época. Numa das cenas, por exemplo, Joe e Ratso recebem um convite para uma festa. Nela, o final da década de 1960, nos E.U.A, é retratada como o início da liberação: das drogas e, inclusive a do sexo. Outra cena marcante é o tombo de Ratso escada abaixo, algo realmente memorável.

Midnight Cowboy, entretanto, não se baseia em angústias apenas. Apesar desses amigos sofrerem como pobres-diabos, mantêm situações divertidas.  Joe, por exemplo, não abandona sua “pose” de John Wayne, sendo motivo de risos para as pessoas. Já Ratso manquitola em sua perna, tentando colocar as coisas nos eixos.

Ambos, entretanto, têm sonhos a serem cumpridos: Joe de conquistar sua primeira cliente. E Ratso anseia uma nova vida em Miami. Independente, portanto, de cada ideal esses infelizes precisam agir rápido. Pois, o lugar de abrigo está prestes a ser demolido e o inverno impiedoso já bate às portas.

Ano: EUA - 1969
Diretor: John Schlesinger
Gênero: Drama
Tempo: 113 Minutos
Cotação: Cult Film
Prêmios: Oscars (Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro)

   PERDIDOS NA NOITE - Midnight Cowboy
Cena do filme PERDIDOS NA NOITE - Midnight Cowboy (Foto Divulgação).

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Allan Bratfisch - Jornalista - allanbrat@ig.com.br

Indique este filme para um amigo!

 


© Cranik - PERDIDOS NA NOITE - Midnight Cowboy