A

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA "UMA QUESTÃO DE AMOR"   
por Junior de Barros - Jornalista - e-mail: junior_barros@yahoo.com.br 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

 
UMA QUESTÃO DE AMOR - FOTO DIVULGAÇÃO

MENTIRAS E AMORES

Laurenc é um garoto que vive a beira do abismo consigo mesmo, refugiado em seu mundinho interior, se vê as voltas com uma sociedade hipócrita que aos seus olhos, tentam prejudicá-lo constantemente.

Quase todo filme que faço uma critica, tem que me afetar de certa forma, me fazer refletir, ter reações espontâneas a medida que as cenas se desenrolam, chorar, me entusiasmar com o decorre do filme e me decepcionar no final. Enfim, busco uma motivação para que o que acabei de ver na tela vire uma excelente critica, mesmo que eu fale mal do filme. O filme Apenas uma Questão de Amor, é um filme francês com temática gay, seguindo os padrões estereotipados da sociedade com garotos magros, bonitos e bem apessoados o filme aborda uma questão muito interessante, o medo da auto-aceitação.
Laurenc é um garoto que está saindo do seu mundinho no interior, trazendo sonhos, objetivos e desejos logo demonstra dificuldades em se adaptar aos outros colegas de faculdade, estudante do curso de Agronomia, passa boa parte do seu tempo, fazendo poesias para se abstrair dos seus problemas e crises interiores. Mantendo um relacionamento como fachada para seus pais com sua colega de faculdade Caroline, Laurence sente um abalo enorme em seu conceito e vontade quando seu primo gay que foi abandonado pela família Marc, morre de hepatite nos braços do namorado em um leito de hospital. Sem o total auxilio da família durante a doença do primo a intolerância e o abandono dos pais frente a homossexualidade do filho, fazem com que Laurenc sinta um grande receio por se interessar por alguém, se vendo obrigado a tentar coagir seus desejos entrando em conflito contaste consigo próprio.
Os conceitos e sentimentos de Laurenc mudam a partir do momento que ele conhece Cedric, um agrônomo, responsável por cuidar de toda a botânica do campus e cientista que tenta a todo custo continuar o trabalho do falecido pai em seu laboratório particular. Cedric é responsável pelo estágio e ultima chance de Laurenc não perder a bolsa na faculdade, tentado fazer com que o garoto realmente se interesse por agronomia e tenha uma profissão estimulante. Com a convivência constante surge uma aproximação intensa e ambos se apaixonam, fazendo com o mundo de Laurenc venha abaixo, pois Cedric além de ser homossexual assumido, tem a aceitação, respeito e apoio da mãe.
E assim se desenrola o drama, Laurenc por amor a família e medo de perder o contato dos pais, vive um eterno dilema em se assumir e sofrer as mesmas conseqüências que o primo sofreu ou se manter no armário e perder o amor e companheirismo de Cedric. Tudo muda de contexto quando a mãe de Cedric, Emma se envolve no sofrimento de ambos e toma uma atitude que muda o rumo da vida de todos drasticamente.
Apenas uma questão de amor é um filme que fala sobre preconceitos e medos, medos que a sociedade nos traz e muitos que nos mesmo adquirimos por vontade própria, medos que como o próprio Cedric teve e superou Laurenc terá que superar arriscar para transpor mais uma fase da sua vida..

Ficha Técnica
Direção: Christian Faure
Gênero: Drama
Ano: 2000
País: França
Título Original: Just Une Question d'Amour

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Junior de Barros - Jornalista - e-mail: junior_barros@yahoo.com.br

Indique esta matéria para um amigo!

 

 


© Cranik - UMA QUESTÃO DE AMOR