A

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA  "VIVA SÃO JOÃO" 
por Ademir Pascale - Crítico de Cinema e Editor do Portal Cranik - ademir@cranik.com
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


VIVA SÃO JOÃO - (Foto Divulgação)

"E VIVA SÃO JOÃO"

CRÍTICA: VIVA SÃO JOÃO - Com um orçamento altíssimo para um documentário tão simplório (R$ 1,5 milhão), Gilberto Gil é o apresentador do "Viva São João". O diretor Andrucha Waddington, leva às telas a história da festa de São João. As imagens pitorescas, os costumes da comunidade local e os "causos" sobre o músico Luiz Gonzaga, contados pelos habitantes da região, são o ponto forte do documentário. - Agradável, sem dúvida, mas não tão explicativo e aprofundado para se levar tão a sério e, apesar do Gilberto Gil ser o apresentador, foi Chiquinha Gonzaga, irmã de Luis Gonzaga, digamos assim, que mais se expressou - Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Alexandre Pires e outros, fazem parte do elenco, talvez por isso o orçamento tenha sido tão elevado.

Assistindo ao documentário "Viva São João", lembrei de algumas reportagens que vão ao ar todos os Domingos na Record, elaboradas por uma simpática repórter que aborda os temas do Nordeste, incluindo a "Festa de São João" e seus afins. A apresentação é excelente, acredito que o orçamento seja baixíssimo e, não sei como não tiveram a ideia de bancar um documentário especial para as telas do cinema com essas ótimas reportagens, pois as mesmas são importantíssimas para nossa bagagem cultural, além de serem temas bem aprofundados por uma equipe séria, que descobrem os mais inusitados personagens do nosso inexplorado Brasil. Isso é o "olhar crítico", pois um bom documentário, não precisa de celebridades e de uma fortuna para ser elaborado, basta criatividade. Aproveitando o tema, indico também o importantíssimo documentário nacional "O Profeta das Águas" (www.cranik.com/oprofetadasaguas.html) com roteiro de Leopoldo Nunes e produção executiva de Reinaldo Volpato, o qual tive a oportunidade de conhecer pessoalmente.

É isso ai, os cineastas do Brasil ainda tem muito para explorar, ao invés do cinema clichê que andam fazendo, pois não precisam de rios de dinheiro para se produzir uma boa reportagem ou documentário.

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Viva São João
Gênero: Documentário
Duração: 90 min.
Ano: Brasil - 2002
Estúdio: Conspiração Filmes / Gege Produções
Distribuidora: Columbia TriStar do Brasil
Direção: Andrucha Waddington
Roteiro: Emílio Domingos, Andrucha Waddington e Quito Ribeiro
Produção: Lula Buarque de Hollanda, Flora Gil, Leonardo Monteiro de Barros e Andrucha Waddington
Fotografia: Marcelo Durst
Edição: Quito Ribeiro


Cena do Filme documental VIVA SÃO JOÃO (Foto Divulgação)

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Ademir Pascale é crítico de cinema, Editor e criador do portal Cranik www.cranik.com e do projeto de inclusão social e cultural "Vá ao cinema!". Contatos para matérias em Jornais, Sites ou Revistas, e-mail: ademir@cranik.com

Indique esta matéria para um amigo!

 

 


© Cranik - VIVA SÃO JOÃO