a
Entrevista com o desenhista e ilustrador Velasco.
O Administrador do cranik "Ademir Pascale"  entrevista o desenhista e ilustrador "Velasco". (12/01/05) primeira entrevista do ano de 2005.

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

Ademir: Olá Velasco, agradeço por aceitar a entrevista e lhe desejo um ótimo 2005. Primeiramente, gostaria de saber como foi o início de sua carreira.

Velasco: Obrigado Ademir. Bom, a minha história, como cartunista, começa mesmo quando eu decidi montar meu próprio jornal de humor com 20 anos mais ou menos. Ele se chamava Na Capa e já trazia Patrick e Penetra, dentre outros personagens e textos de humor. Era rústico, montado a mão e distribuído por mim e um amigo que tinha carro em alguns bairros de Belo Horizonte. Fiz apenas quatro edições, mas que me deram muita experiência pra saber o que eu queria e o que eu não queria com quadrinhos. A partir daí eu entrei em alguns poucos concursos de cartuns e charges, mas sem acreditar muito neles. Chegava a ser selecionado por um ou outro, mas eram fracos. Em 2000 tentei trazer o Na Capa de volta, mas agora como revista. O problema é que me faltava tempo para fazer do jeito que eu queria. O processo de editoração (grana, parceria, gráfica, editora) é um negócio burocrático e complicado pra quem não tinha muita experiência e contato. Então resolvi publicar através da Internet, mas eu não entendia nada de html. Peguei um livro e comecei a aprender. Resolvi lançar Patrick e Penetra por que eram meus personagens favoritos. Eles vestiam qualquer característica, como atores em um palco. Isso me dava mais liberdade para criar piadas sobre qualquer tema. Paralelamente fui para Escola de Design da UEMG e me formei em 2001. Pulava de agência em agência sempre fazendo ilustrações e animações publicitárias como freelancer também.
Apanhei um bocado no começo do site, mas sempre encarei as coisas com naturalidade. Hoje o site vai bem e tem sua personalidade cada vez mais definida. Você acha que sabe fazer piadas então começa a desenhar personagens e vai lapidando suas características com o tempo. Nos últimos meses tenho recebido uma resposta bem positiva do público sobre meus trabalhos. Eles me dão retorno e conselhos que me fazem crescer e querer um pouco mais. Eu levo o site com prazer e isso é importante e que vier daí é consequência. Está sendo assim...

Ademir: Achei muito interessante a Capa do CD e encarte da Banda Cartoon que você produziu ( http://www.patrickepenetra.com/imgs/portbigorna.jpg ). Como foi esse trabalho?

Velasco: O Tirrê, amigo de faculdade e desenhista também, conhecia os integrantes da banda Cartoon desde a infância e tinha um contato freqüente com os caras. Inclusive foi ele quem fez todo o encarte do primeiro cd desta banda psicodélica virtuosa. Eles gostaram do resultado e convidaram Tirrê novamente para o segundo cd. Ele me ligou e perguntou se eu não queria fazer com ele o projeto. Topei na hora. Eu desenhava, mandava as páginas por email e Tirrê coloria no digitalmente com maestria. Foi um trabalho bacana de se fazer, mas eu diria que a capa ficou mais interessante que o miolo. Eu não tinha muita noção de perspectiva e o enrredo ficou confuso de se entender por que são trechos picados das letras das músicas. Era uma ópera rock o disco. O acabamento, as cores e a produção gráfica do Tirrê fizeram a diferença. No final, creio eu, todos saíram satisfeitos.

Ademir: Como surgiu a idéia do Patrick e Penetra?

Velasco: Eu estava no segundo ano do segundo grau quando desenhei a primeira vez o Patrick. Era um desenho baixinho, atarrachado e cabeçudo com um topete enorme. Tinha óculos escuros redondos. Daí criei outro personagem para render algum diálogo, mas o nome Penetra só foi definido quando fiz o Na Capa. Queria um nome debochado que desse uma sonoridade bacana depois de Patrick. Ao longo dos anos eles foram espichados e vestiram ternos e gravatas pra sempre. É um uniforme sério e neutro que contrasta bem com o que eles falam. Depois notei que muito disso na tv. Eu queria que eles atingissem qualquer segmento, sem um público específico. Queria algo crítico e venenoso. Queria também falar um pouco de tudo, assim, do mesmo jeito quando conversamos com os amigos.

Ademir: Quando o site http://www.patrickepenetra.com  foi ao ar?

Velasco: Foi ao ar em 25 de novembro de 2003 com um desenho totalmente diferente de hoje. Passou por três grandes reformulações até o estado atual. Mas a data de aniversário mesmo eu considero a da última reformulação, em agosto de 2004.

Ademir: O que você acha da idéia de implantação das HQs em forma de livro nas escolas?

Velasco: É uma excelente idéia, desde que não incluam Patrick e Penetra nas criancinhas. Brincadeira, acho legal por que as hq´s mexem muito com a imaginação principalmente das crianças , melhora a criatividade e traz conteúdo de forma amigável. Cara, nunca pensei nisso. Hum...

Ademir: Onde você busca inspiração para criar as suas tirinhas de humor?

Velasco: No que acontece comigo, com os amigos, nas notícias atuais, na história, mas principalmente no cotidiano mundano mesmo. Geralmente eu faço na hora. Sento frente ao computador e penso “tem que sair alguma coisa”. Determino o tema da tirinha e tento fazer algo com isso. Tem dado certo. Os “brancos” são raros por enquanto. Tenho um caderno enorme com várias idéias e rascunhos e originais desenhados. Se eu não anoto uma piada eu a perco fácil. O caderno ajuda muito desde antes do nascimento. Adoro o desafio de fazer piada em cima de um tema determinado. A vezes, os leitores pedem tira de algum tema e eu procuro sempre tirar o coelho da cartola.

Ademir: Eu achei excelente o livro "Desvendando os Quadrinhos - Scott MacCloud". Você indicaria algum livro ou trabalho referente as HQs que ache interessante?

Velasco: Infelizmente não me vem nada na cabeça. É estranho por que eu não gosto muito de quadrinhos. Eu sei muito pouco sobre quadrinhos. Patrick e Penetra nem têm muito cenário e etc... Uma vez postei uma história no site e foi só. Eu acho muito trabalhoso e demorado fazer quadrinho. Uma história leva tempo pra acabar, quadrinho em si, não é minha praia. Quando criança meu pai me aplicava Recruta Zero e eu adorava. Mais tarde fui ler algumas MAD´s e lia muito GROO, Angeli e Henfil. E foi só. De vez em quando pegava algumas revistas mais undergroud´s ( Marcati e etc) pra dar uma espiada. Ver novos ares. Já dei uma vaga lida em muitas coisas. Hoje digo que faz tempo que não compro nenhum quadrinho.

Ademir: Além de ilustrações e animações, o que mais você produz?

Velasco: Trabalho hoje em um estúdio de fotografia fazendo tratamento digital de imagens, faço projetos gráficos como freelancer e perco certo tempo compondo e moldando algumas trilhas, letras e músicas. Talvez um dia elas mandem algum retorno. De vez em quando pinto alguns quadros, mas é raro. Faço pipoca, suchi e bife.

Ademir: O que você indicaria para os jovens desenhistas?

Velasco: Não sejam nerd´s. Não se prendam em uma tribo só. Vasculhem o mundo, as pessoas, os objetos com olhar mais clínico e sem preconceitos. Os preconceitos travam todo o processo criativo sem a pessoa perceber. Cartunista tem que entrar em vários mundos para se ter mais bagagem. Anotem idéias e sempre façam algo. Tudo o que você guarda serve como referência pra você saber se está crescendo ou não. Indico, livros e jornais. E tecnicamente falando, indico muito estudo e dedicação. È preciso saber onde quer chegar em qualquer projeto que se faça. È preciso lapidar um estilo. Estilo faz a diferença e vende hoje em dia. Tenham paciência. Na minha curta carreia de cartunista, indico essas coisas.

Ademir: Poderia deixar um contato ou link para pessoas interessadas em seus trabalhos?

Velasco: Claro, meu email é: velasco99@uol.com.br

Ademir: Mais uma vez eu lhe agradeço por aceitar a entrevista. Parabéns pelo ótimo trabalho. Um forte abraço.

Velasco: Gracias Ademir, pelo espaço, pela simpatia. Grande abraço.

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS
 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://ww.cranik.com : Ademir Pascale Cardoso
Entrevistado: Velasco
E nos informar pelo e-mail: suporte@cranik.com               

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui

 


© Cranik - 2003/2007