a
Entrevista com Leandro Guedes.
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista Leandro Guedes, o criador do WMonline.
(02/08/04)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

Leandro Guedes é o criador do famoso site "WMonline" www.wmonline.com.br , um dos sites para webmasters e webdesigners mais acessados do Brasil.

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Primeiramente agradeço a entrevista, gostaria também de Parabenizá-lo pelo grandioso site “wmonline”, o site para webmasters e webdesigners mais visitado do Brasil.

Leandro Guedes: Ademir, eu que agradeço a oportunidade que você está me dando para falar um pouco do Webmasters Online, espero ser claro nas minhas respostas e poder ajudá-los com minhas breves palavras ! : - )

Ademir Pascale: Gostaria de saber como foi o começo e o porque do nome “Wmonline”?

Leandro Guedes: WMONLINE surgiu em uma aula de história do colegial em 1999. Quando eu e o meu atual sócio, Rafael Mazza, queríamos criar algo que pudesse ajudar outros na Internet, como um hobby. Foi quando começamos a ir atrás de materiais para construção do site, e não encontramos nada em português que nos ajudaria, então veio à idéia de criar um site que disponibilizaria scripts e tutoriais para auxiliar interessados na construção do seu próprio site. Com isso a nossa idéia inicial foi mantida: construir algo que pudesse ajudar outros na Internet.

Na época existia um site chamado, WMBRASIL, era um site que disponibilizava serviços online. Como não tínhamos um nome na hora, pensamos em algo relacionado a este site que já existia. Pensamos primeiramente em WMZone, mas decidimos ficar com WMONLINE (Webmasters Online), no qual este nome “feio” (hehehe), pegou ! Não estávamos preocupados com o nome, pois não queríamos nada comercial e sim uma simples página que reunia conteúdo em português.

Ademir Pascale: No inicio você poderia imaginar que um dia o wmonline seria um grande sucesso?

Leandro Guedes: Com certeza não. Pois “ser um sucesso; crescer” não era o nosso objetivo. Sem dúvida alguma ficamos surpreendidos pela aceitação do público. Até então estamos cumprindo o nosso maior feito que é ajudar os outros que nos procuram.

Ademir Pascale: Ao criar o wmonline, você usou algum site como referência e inspiração?

Leandro Guedes: Como referências em materiais, usamos muitos fora do Brasil. Pois queríamos trazer materiais de lá de fora, e traduzi-los aqui no Brasil. Como inspiração na época, teve o tal WMBRASIL (que foi citado acima) que vinha ganhando o seu espaço entre os interessados. Assim como o Aonde.com, que vimos um jovem garoto com um site na Internet.

Ademir Pascale: Qual seria a sua média de visitas hoje?

Leandro Guedes: Digamos que estamos bem. Cumprindo nossas expectativas. : - )

Ademir Pascale: O “wmonline” mudou algo em sua vida?

Leandro Guedes: Sim. Trouxe mais responsabilidade em minha vida.

Ademir Pascale: O que você acha da qualidade dos sites atuais Brasileiros?

Leandro Guedes: Acho maravilhoso. A cada dia o Brasil está se mostrando mais à frente dos outros países com qualidade e compromissos com seus websites. Ao meu ver, sites brasileiros tem “sentimento”, já os outros parecem ser um monte de informação jogada misturada aos banners publicitários.

Ademir Pascale: O que você diria da tecnologia flash? Você acredita que logo alguma nova tecnologia poderá ultrapassar a mesma?

Leandro Guedes: Eu sou a pessoa errada a comentar desta tecnologia, pois não conheço a fundo. Mas creio que o Flash chegou para ficar. Outras tecnologias virão mas virão para serem integradas ao Flash.

Ademir Pascale: Você indicaria alguns sites? Quais e porque os indicaria?

Leandro Guedes: Eu indicaria:

- Charges.com.br, charges.uol.com.br: Acho que a internet também serve de entretenimento e diversão, por isso quando dá estou sempre rindo com as charges do Maurício. Só para aliviar o stress do dia a dia.. Hehe

- EuHein! euhein.terra.com.br : Este aqui eu também me divirto, acho que temos que ver as notícias e fatos do momento por um lado cômico.

Ademir Pascale: Você pretende ficar apenas com o “wmonline” ou já tem ideia para mais algum novo projeto?

Leandro Guedes: Não, mas já estou com planos para entrar com novas idéias pela web.

Ademir Pascale: Você tem alguma receita para um site fazer sucesso na Internet?

Leandro Guedes: Acho que o único ingrediente desta receita é o compromisso. Quando se coloca algo na Internet com finalidade de ajudar os outros, você precisa “casar” com o site. Sempre mantê-lo atualizado e ouvir os seus visitantes para a melhoria.

Ademir Pascale: Você trabalha apenas no “wmonline”?

Leandro Guedes:
Não. Com a WMONLINE surgiu uma oportunidade de eu e o meu sócio trabalharmos na nossa empresa de desenvolvimento e consultoria web.

Ademir Pascale: Qual foi a sua maior dificuldade na criação do “wmonline”?

Leandro Guedes: Dificuldade na criação não teve. A dificuldade foi depois, quando vimos que o site cresceu e não podíamos continuar em servidores gratuitos. Quando começamos a pular de servidor para servidor, e ninguém tinha recursos para o WMONLINE. Finalmente em Março de 2001 a Hostnet propôs a ser nossa patrocinadora.

Ademir Pascale: Já está prevista alguma mudança no layout do “wmonline”?

Leandro Guedes: Ainda não tenho data prevista, mas provavelmente será no final deste ano para o começo de 2005.

Ademir Pascale: Como você reage, em saber que ajuda milhares de internautas Brasileiros e até de outros países diariamente?

Leandro Guedes: É maravilhoso. Sinto-me bem ao pensar que estamos contribuindo com muita gente na construção e manutenção dos seus respectivos sites.

Ademir Pascale: Qual página e assunto do seu site que mais lhe chama a atenção?

Leandro Guedes: Sem dúvida alguma é a área de serviços online que oferecemos: Banner Rotativo e Contador de cliques.

Ademir Pascale: Você acha difícil conseguir um patrocínio hoje em dia? Você teve dificuldades no início para conseguir o mesmo?

Leandro Guedes: Tenho a impressão que não seja muito difícil. Pois cada site, cada ramo, tem o seu público específico. E empresas patrocinadoras estão à procura disso – público específico.

Como expliquei acima, tivemos sim uma grande dificuldade de conseguir isso na época. Mas pela quantidade de pessoas e de investidores que hoje tem na web, isso se tornou mais acessível.

Ademir Pascale: Agradeço a entrevista mais uma vez e torço para que seu site cresça cada vez mais e que seja sempre um grande sucesso na Internet Brasileira. Um forte abraço.

Leandro Guedes: Novamente quero agradecer a oportunidade! Desejo um enorme sucesso ao Cranik, e a você, Ademir.

Se ficar alguma coisa obscura nas respostas ou qualquer crítica e comentário, escreva para mim. Ficarei satisfeito em respondê-la.

www.wmonline.com.br

Leandro Guedes
leandro@wmonline.com.br

Abraços a todos...

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale.
Entrevistado: Leandro Guedes
E nos informar pelo e-mail: suporte@cranik.com 

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui             

 


© Cranik - 2003 - 2012