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Entrevista com Marcelo Tibúrcio Vanni.
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista Tibúrcio.
(15/08/04)

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Mini-Biografia: Tibúrcio trabalha a mais de 20 anos com quadrinhos, caricaturas, ilustrações e etc. Foi colaborador aos 14 anos de idade de um extinto suplemento infantil "Pingo de Gente", logo já era Ilustrador oficial do Jornal. Já trabalhou em várias feiras hippies como caricaturista, fez trabalhos de animação em flash para a Voxcards; Netcard e foi colaborador da Revista Mad por 8 anos. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o grande "Tibúrcio".

Ademir: Como foi o início da sua carreira e o trabalho no suplemento infantil “Pingo de Gente”? 

Tiburcio: Eu publiquei meu primeiro desenho em 1977. Eu era garoto e o Pingo era um suplemento infantil do Jornal O Fluminense, aqui de Niterói que publicava desenhos dos leitores. Muitos desenhos, a maioria na verdade, eram desenhos de crianças mesmo. Mas essa brecha permitia que alguns jovens desenhistas tentassem publicar em offset pelo Pingo. Eu enviei um desenho pelo correio e na semana seguinte ele estava sendo publicado.
Bom, daí eu enviei mais e  mais desenhos, cartuns, tiras e quadrinhos.
Um certo dia a editora do jornalzinho me propôs que eu fizesse uma página dominical em quadrinhos. Isso ainda não era trabalho profissional de fato, pois eu não era remunerado e também o material que eu produzia então, era ainda bruto em relação com o quadrinho profissional.
Entretanto, na prática, eu com 14 anos, publicava num jornal de tiragem média uma página de tablóide por domingo. Foi muito bom o meu início, muito legal mesmo.

Ademir: Como foi o seu trabalho na Voxcards (www.voxcards.com.br)  e Netcard ( www.netcard.com.br )? 

Tiburcio: O Voxcards foi o primeiro retorno do Tiburcio Illustrator. Foi muito gozado porque eu estava com o site on-line  tinha pouco tempo e de repente o telefone toca: Era de lá. Na verdade depois do Voxcards levou muito tempo até outra pessoa me procurar em função do site, por isso acho tão curioso.

Eu gostei muito de trabalhar para eles, é uma boa casa, assim como o Netcard.

O que notei nessa experiência trabalhando para sites de cartões virtuais é que era um trabalho muito mal pago em comparação com uma ilustração estática (para impressão). A animação em flash nesse tipo de site tem que ser muito barata para fazer o site dar lucro e muitas vezes o fator desenho não é tão importante para um resultado final satisfatório.
O Voxcards demonstra bem isso. Eu considero um mérito das meninas que sem saber desenhar utilizam o conhecimento em flash e a criatividade para fazerem os cartões.
O Netcard já valorizava mais o fator estético e até por isso é um bom lugar para se começar a trabalhar. Como o Pingo de Gente mal comparando. Primeiro emprego, poder ganhar experiência, entende?  

Ademir: Entre os seus “Caricaturados”, tem algum em maior destaque? Você poderia nos mostrar? 

Tiburcio: Eu não daria destaque a nenhum caricaturado, são todos importantes. Seria injusto homenagear um ou outro, são clientes e por isso não faço distinções neste sentido. 

Ademir: Como funciona o “Print Paint”? 

tiburcio: O Print Paint www.printpaint.com.br é um site de desenhos para colorir. Ponto.

Nosso objetivo é oferecer desenhos sobre os temas mais variados e atender a uma demanda que há por esse tipo de produto.
Ele funciona de forma simples. Todos os usuários são cadastrados, mas eles podem escolher entre ter um acesso gratuito a um leque de imagens e o acesso pago através do Passaporte Print Paint que oferece imagens exclusivas para esse tipo de acesso. Atualmente temos aproximadamente 396 imagens no site sendo 44 gratuitas.
O passaporte para imprimir 30 imagens por exemplo, custa R$ 9,90. Não é uma assinatura, a pessoa paga uma vez e imprime os desenhos. Renova o passaporte se achar interessante.

Ademir: Achei muito interessante as artes vetoriais, você poderia falar um pouco sobre elas? 

Tiburcio: O usuário de ilustração ás vezes compra um desenho de tamanho A4 por exemplo e resolve ampliá-lo para fazer um cartaz de 60 cm de altura. Não funciona, pois o desenho fica deformado. Quer dizer, funciona até o momento da arte estourada começar a incomodar. E muitas vezes o cliente quer um desenho que ele possa ampliar para colocar num outdoor de prédio, e nessa hora ter uma arte vetorial é uma grande vantagem, pois ela suporta ampliações infinitas e é bem mais leve se comparada a um arquivo jpg. Ela só é mais trabalhosa de se fazer e devido á sua alta usabilidade, mais cara também. 

Ademir: Os seus clientes preferem receber as artes em papel ou digitalizadas via e-mail? 

Tiburcio:Tudo via e-mail. É até engraçado pois eu comecei lá no pingo desenhando com futura.
Na época desenhar com futura era um mal negócio pois a arte corria o risco de borrar no fotolito e por isso eu migrei para a caneta de nanquim.
Com o computador, a caneta de nanquim ficou meio que como uma máquina de escrever. Ficou difícil até achar a caneta e o nanquim, a Staedtler fechou, enfim, tudo muito complicado.

Hoje eu trabalho muito parecido com o Laerte que usa hidrográfica, direto. Só que a futura parou de ser fabricada, eu estaria usando futura também se tivesse quem a produzisse.

Bom, voltando á sua pergunta, hoje eu não tenho mais o original para entregar. O original é um arquivo jpg tratado, o desenho é feito á mão mas o arquivo original da ilustração é digital, por isso envio tudo por e-mail ou gravo em um CD e mando via correio. 

Ademir: Foi fácil você se acostumar com a informatização das imagens? Você teve que fazer algum curso específico para desenvolver a mesma? 

Tiburcio: (...)Fácil? É a mesma coisa que perguntar ao Chaplin se ele se acostumou com o cinema falado. O que me incomodou muito foi a forma com que fui obrigado a migrar para o PC, era isso  ou perder os clientes.
Vou dar um exemplo para ilustrar como meu trabalho mudou com o computador.

• Antes, eu andava com um bip (porque não havia celular) e ia atender os clientes pessoalmente, via o rosto deles, apertava a mão, percebe? Muitas vezes o meu material de trabalho era uma folha de sufite e uma hidrográfica, e com essas ferramentas muito baratas eu produzia o que era preciso para o jornal ou revista.
• Hoje eu não preciso de celular pois quase não saio para fazer atendimento.
Mas a minha ferramenta de trabalho se tornou muito mais cara, e com ela, outras pessoas que não fazem o que eu fazia no sufite de antes podem render quase tão bem quanto eu.

Por isso meu trabalho mudou totalmente de foco, de modo de fazer, o preço mudou, a expectativa do cliente mudou, e o cliente mudou também. Considero-me  enquanto ilustrador um sobrevivente do século XX..

Ademir: Você não acha que seria interessante as escolas utilizarem o estudo através de HQs, para que os alunos firmem mais ainda o aprendizado? 

Tiburcio: O quadrinho não é utilizado em larga escala na mídia impressa por que custa caro ao editor. Como é possível se passar o mesmo conceito através de livros convencionais, o modelo ainda vigora, mas não é em todos os livros. Livro de inglês por exemplo, precisa da HQ pois ela é funcional para aquele aprendizado. Também existe outro caso que é o CD-Rom que muitas vezes pede imagem, de outro tipo mas que gera trabalho para o ilustrador também. Ou seja, existem situações onde o quadrinho é mesmo a melhor solução. Noutras nem tanto.
Mas eu gosto de frisar que quadrinho é uma linguagem muito mais poderosa do que parece.
É preciso que as pessoas sintam necessidade de usá-lo como um diferencial de qualidade, por exemplo. 

Ademir:Qual é o seu maior público alvo no site www.tiburcio.locaweb.com.br

Tiburcio: Eu recebo uma média de 300 visitas ao dia. A maioria chega ao meu site procurando desenhos para pintar ou animações em flash. Mas existe um publico de desenhistas mesmo que visitam a página par ver o que há de novo. A minha página de cartas é muito lida, é a terceira página mais lida do Tiburcio Illustrator, e o curioso é que o site é de ilustração. 

Ademir: Você está desenvolvendo ou pretende desenvolver algum novo projeto?

Tiburcio: Sim sim sim,mas é tudo segredo. 

Ademir:O que você indicaria para os Jovens desenhistas? 

Tiburcio: Comprem uma resma de papel e um lápis 6B e desenhem muiiito . Desenhar muito é o caminho.

Ademir: Caso queiram entrar em contato com você para caricaturas sob encomenda, ilustrações, HQs, animações em flash e etc, como devem proceder? 

Tiburcio: Peço que visitem o meu site, o www.tiburcio.locaweb.com.br e de lá podem me enviar mensagens pela página de contato. Eu procuro responder a todos, pelo site ou por e-mail. 

Ademir: Obrigado Tibúrcio pela atenção, e sucesso na sua carreira.

Tibúrcio: Obrigado a você, Ademir. Sucesso no Portal Cranik também.

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*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale Cardoso
Entrevistado: Marcelo Tibúrcio Vanni
E nos informar pelo e-mail: suporte@cranik.com                            

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