Entrevista com o escritor Marcelo Hipólito

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Marcelo Hipólito.
 (16/05/08)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS


 
Marcelo Hipólito - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Primeiramente, agradeço por ceder a entrevista. Como foi o início da carreira de Marcelo Hipólito?

Marcelo Hipólito: O prazer é meu. Como para qualquer escritor brasileiro, iniciar e consolidar uma carreira autoral no Brasil é uma luta constante e difícil, um caminho árduo e incerto, financeiramente, nada compensador, mas, para quem ama escrever, contar histórias, entreter e despertar idéias, o ato de criar carrega em si suas próprias recompensas.

Ademir Pascale: Além de escritor, você é diretor de cinema e produtor de teatro? Você acredita que as suas profissões se complementam?

Marcelo Hipólito: Para mim, a mídia é o menos importante. Considero-me um contador de histórias antes de escritor ou cineasta. Ainda assim, cada uma de essas atividades agrega experiência e valor para, esperançosamente, fazer-me um contador de histórias melhor, cujo objetivo é sempre a satisfação do seu público. Acho que sempre podemos nos aprimorar a cada dia, como pessoas, artistas, profissionais, cidadãos. Vida é isso: sermos hoje melhores do que fomos ontem.

Ademir Pascale: Poderia nos dizer como foi a indicação do seu conto “Eternal Grief” como o melhor conto de horror nos EUA em 2003 pelo Preditors & Editors Readers Polls?

Marcelo Hipólito: As indicações do “Preditors & Editors Readers Polls” partem dos editores de revistas e sites de literatura dos EUA, para diversas categorias, entre elas a de melhor conto de horror. Cabe então aos leitores das diversas publicações votarem nos indicados, definindo os vencedores por categoria. Eu escrevi “Eternal Grief” conjuntamente com o escritor carioca – e grande amigo – Marcelo Machado. Lançamos cerca de nove contos no mercado internacional. “Eternal Grief” integrou diversas publicações estrangeiras, mas sua indicação deu-se pela Edição nº 39, de 2003, da Planet Magazine.

Ademir Pascale: Você já publicou contos nos EUA, Reino Unido e Espanha. Os processos de seleção, negociação e publicação, são os mesmos adotados pelas editoras brasileiras ou existem diferenças ou mais benefícios?

Marcelo Hipólito: A principal diferença é o tamanho do mercado consumidor desses países, o que diversifica os conteúdos publicados, com grande segmentação de público e oportunidades para escritores dos mais diversos gêneros, inclusive os de ainda pequeno espaço no Brasil, tais como: ficção-científica e terror. É um ciclo virtuoso: maior público cria maiores oportunidades para que novos autores surjam e firmem-se em carreiras sólidas, o que gera literatura de maior qualidade que, por sua vez, atrai mais leitores. De qualquer maneira, o mercado brasileiro tem melhorado e se expandido. Daí eu ter decidido lançar “Lúcifer – O Primeiro Anjo”, meu primeiro romance, no Brasil e em língua portuguesa. Isso obviamente traz maior celeridade aos processos de negociação no exterior.

Ademir Pascale: E o que você diz da sua obra “Lúcifer – O primeiro Anjo Caído”?

Marcelo Hipólito: Lúcifer – O Primeiro Anjo é um livro de aventura, um épico mitológico que demandou muita pesquisa e estudo de descobertas arqueológicas e dos ensinamentos de religiões e mitologias milenares e doutrinas filosóficas e teológicas.

É a lenda de Lúcifer, do início ao final dos tempos, com todos os ambientes e personagens que a compõe. A começar por Deus, apresentado segundo as suas “origens” nas culturas do Oriente, baseadas no conceito primitivo do equilíbrio do Bem e do Mal, do Yin-yang, mas sem abrir mão do Deus que conhecemos no Ocidente, de amor e bondade puros. E o mesmo acontece com os outros personagens do livro. O livro não se restringe à mitologia judaico-cristã, mas às diversas manifestações do Mal, dispersas pelas incontáveis lendas e crenças humanas, resgatadas em um conjunto único e coerente, que lança uma luz reveladora sobre as origens do Mal, escassas e vagas em praticamente todas as religiões.

Ademir Pascale: É verdade que você fez uma grande pesquisa baseada em descobertas arqueológicas, além de ter estudado o Taoísmo, Budismo, Judaico-cristianismo, Islamismo, Bramanismo etc., para a criação da obra “Lúcifer – O primeiro Anjo Caído”?

Marcelo Hipólito: Sim. Essa pesquisa reflete minha própria visão de Deus: um Ser muito mais complexo do que nosso limitado entendimento humano nos permite compreender. Para mim, cada religião representa uma das faces da mesma entidade ou idéia. Esse conceito de divino, puro e perfeito que nos torna melhores como seres humanos e nos faz aspirar à nobreza, compaixão e civilidade. Alguns podem considerar relativismo, mas vejo o mérito de cada religião e mitologia humana como um esforço teológico e filosófico da humanidade em entender o mundo, a vida, o bem, o mal, a morte, quem nós somos, nossas qualidades, defeitos, medos, sonhos e potencial como espécie. Nesses tempos de intolerância religiosa, acredito na busca daquilo que nos aproxima, do que nossas crenças têm em comum, seus pontos de diálogo e complementaridade.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta? Se sim, quais?

Marcelo Hipólito: Meu segundo romance já se encontra com a editora para avaliação. É a história dos deuses egípcios. Durante minha pesquisa para esse novo livro, surpreendi-me com o quanto o sistema de valores desses deuses permanece atual e correlato, em determinados níveis, aos das religiões modernas, inclusive as monoteístas. E são fascinantes as similaridades do fardo do deus Osíris, por exemplo, com os de outros messias, como Cristo ou Buda.

Perguntas rápidas
:
Um livro: O Silmarillion, de J.R.R.Tolkien.
Um autor(a): Bernard Cornwell.
Um filme: 2001, Uma Odisséia no Espaço.
Um dia especial: O dia em que conheci minha esposa.
Um desejo: Um mundo sem países ou fronteiras, unido, tolerante e em paz, dedicado à melhoria da condição humana.

Ademir Pascale: Mais uma vez, agradeço por ceder a entrevista. Desejo-lhe muito sucesso.

Marcelo Hipólito: Muito sucesso para todos nós. Obrigado.

Aos interessados no livro “Lúcifer – O Primeiro Anjo”:

Minha página no Orkut: Clique Aqui 
A comunidade do livro no Orkut: Clique Aqui
Meu e-mail: mhipolito@post.com 

  Clique sobre a  capa do livro e compare o preço da obra do autor Marcelo Hipólito


Lúcifer - O Primeiro Anjo - Marcelo Hipólito

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistado: Marcelo Hipólito.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2008